Conselheiro Nonato Lago é reconduzido para a presidência do Tribunal de Contas do Estado

0
541
Pela quinta vez, Nonato Lago é eleito para presidir o Tribunal de Contas do Maranhão (Foto Aquiles Emir)

Pela quinta conselheiro é escolhido para presidir o TCE

O conselheiro Raimundo Nonato de Carvalho Lago foi eleito, nesta quarta-feira (16), pela quinta vez, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). Na mesma eleição, também foram reconduzidos a seus cargos o vice-presidente Joaquim Washington de Oliveira e o ouvidor José Caldas Furtado, enquanto para o cargo de corregedor o escolhido foi João Jorge Jinkings Pavão, que vai suceder Álvaro César de França Ferreira.

Ao comentar a recondução, já que está no exercício do quarto mandato, Nonato Lago agradeceu aos conselheiros pela confiança nele depositado para pela quinta vez presidir a Corte de Contas.

“Agradeço a confiança depositada em mim, amis uma vez, pelos conselheiros desta corte. Também não posso deixar de reconhecer o empenho de todos os servidores que fazem parte da estrutura que compõe o TCE, essenciais no trabalho que realizamos até agora e nos resultados que ainda alcançaremos”, disse ele.

“Pretendo dedicar o tempo que me cabe como presidente para fazer do Tribunal de Contas, cada vez mais, uma instituição moderna e cumpridora da missão de zelar pelos recursos públicos”.

Nonato Lago destacou ainda que uma de suas principais metas para o novo mandato é a realização de um concurso público, que terá seu número de vagas e os cargos a serem preenchidos definidos ainda no primeiro semestre de 2021. Ele destacou que a área de Tecnologia deverá ser uma das mais contempladas, haja vista a exigência de domínio das novas ferramentas de tecnologia para tornar o TCE mais ágil.

Depoimentos – O vice-presidente reeleito fez seus agradecimentos. “Agradeço o crédito que me foi dado por todos os conselheiros que me reelegeram para continuar nesta missão. Destaco, mais uma vez, a forma democrática da escolha desta chapa e o esforço conjunto deste colegiado mostrados nesta eleição”, disse.

“Esta é uma caminhada, uma construção permanente, no esforço que tem feito esta corte no sentido de avançarmos para modernizar e para transformar o tribunal de contas permanentemente em um órgão de ponta para acompanhar com eficácia e eficiência a boa gestão dos recursos públicos”, completou.

O conselheiro substituto Jairo Guimarães e o procurador de Contas Jairo Vieira conduziram a eleição no TCE-MA

Caldas Furtado também agradeceu sua reeleição para ouvidor. “Agradeço aos colegas pela recondução à Ouvidoria, ao mesmo tempo que parabenizo toda a corte por mais este processo de eleição. Espero que tenhamos uma 2021 melhor do que este 2020, um ano novo que já vai começar com promessa de vacina para o Covid-19”, disse o conselheiro ouvidor.

Jorge Pavão, que já foi presidente também, agradeceu aos conselheiros a confiança de levá-lo de volta à diretoria, e se prontificou a contribuir patra que o TCE-MA continue avançando e seja cada vez mais uma instituição respeitada pela sociedade maranhense.

Nonato Lago – O conselheiro Raimundo Nonato de Carvalho Lago Júnior é natural de São Luís, formado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e faz parte do TCE-MA desde 11 de agosto de 1989. Já exerceu as funções de médico na Secretaria de Saúde (1974-1989); Deputado Estadual (1983-1987); Sub-Chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado (1987-1989); Presidente do TCE (biênios 1991/1992, 1997/1998, 1999/2000 e 2019/2020); Conselheiro Presidente da 2ª Câmara (biênios 2005/2006); Corregedor do TCE-MA (biênio 2007-2008).

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação