Nova diretoria do Conselho Regional de Contabilidade toma posse em caráter solene

0
487

AQUILES EMIR

Empossada formalmente dia 02 de janeiro, a nova diretoria do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MA) foi apresentada, solenemente, nesta segunda-feira (26) em evento realizado na Associação Comercial do Maranhão. Na oportunidade, o presidente, João Conrado de Carvalho (foto principal), disse que, além da boa representação dos contadores e técnicos de Contabilidade, o órgão tem como missão contribuir com instituições públicas e privadas para promoção do desenvolvimento social e econômico do estado a fim de diminuir os vexatórios índices de pobreza que ainda desafiam os governantes maranhenses.

João Conrado disse que no tocante à capacitação profissional dos seus associados, em menos de três meses à frente do CRC, já conseguiu realizar mais de sete cursos no interior do estado, com uma frequência surpreendente, o que demonstra estarem esses profissionais carentes de atualização para melhor desempenho de suas atividades. Ele disse que a mesma ação vai ser desenvolvida na capital, onde já iniciou entendimentos com a Universidade Federal do Maranhão para que sejam oferecidas pós-graduações em Ciências Contábeis. Numa outra linha, busca parcerias com as instituições de ensino superior privadas para que estas também ofereçam cursos de qualificação.

Ainda como parte das ações que visam à valorização dos contadores, ele informou que já iniciou entendimentos com a seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) a fim de que haja compartilhamento de uma sala no Tribunal de Contas do Estado (TCE), para um melhor acompanhamento dos processos que tramitam naquela corte, de modo a apresentarem suas defesas em tempo hábil, evitando assim prejuízos a seus clientes. Conrado frisou que, assim como outras instituições, o Conselho está carente de recursos financeiros, mas isto não desmotiva sua direção a trabalhar.

Mudanças – Em nome do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o vice-presidente de Administração, Sérgio Faraco (foto), fez um contundente pronunciamento em defesa da classe contábil, afirmando que esses profissionais são os maiores colaboradores dos empresários, portanto contribuem com o desenvolvimento do país, e quando atuam para órgãos públicos são os principais parceiros da sociedade, pois atuam para coibir falhas na aplicação dos recursos públicos.

Faraco chegou a recomendar aos contadores a não caírem na tentação de gestores mal intencionados, que sempre querem encobrir suas falhas pedindo arranjos em seus balanços financeiros. “Não façam isto. Sigam as regras da boa Contabilidade”, pregou, acrescentando que outra atenção para este ano é com a eleição, pois os brasileiros, que tanto reclamam da classe política, terão a oportunidade de mudar radicalmente sua representação tanto no Executivo quanto no Legislativo, bastando para isto votar corretamente.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação