Novidades no tratamento de câncer são abordadas em Congresso de Oncologia do São Domingos

0
838

As notícias não poderiam ser melhores para os pacientes com câncer no Maranhão. E são trazidas pela Dra. Noele Gomes, oncologista do Hospital São Domingos (HSD), diretamente do American Society of Clinical Oncology (ASCO), Congresso Mundial de Oncologia, realizado em junho deste ano em Chicago, Illinois, Estados Unidos.

No evento, foram apresentados avanços no tratamento do câncer e que inclusive já podem ser utilizados por pacientes oncológicos do HSD. Os tratamentos são uma verdadeira inovação e garantem maior sobrevida e qualidade de vida.

Todas essas novidades também serão apresentadas à comunidade médica no III Congresso de Oncologia do Hospital São Domingos, que ocorrerá de 5 a 7 de julho de 2017, no Rio Poty Hotel, Ponta d’Areia. As inscrições estão sendo realizadas no site congressooncohsd.com.br.

Novos medicamentos – “O ASCO 2017 foi bem inovador no sentido de mudar algumas condutas na oncologia. Trouxemos novidades no tratamento de alguns tipos de câncer, como de próstata, mama, intestino, ovário e pulmão. No câncer de próstata, o uso de Abiraterona substituirá a quimioterapia numa fase mais precoce do tratamento, um tratamento muito bem tolerado, que possibilita que o paciente viva mais e sem os efeitos colaterais da quimioterapia. Os resultados são impressionantes”, relata Dra. Noele Gomes.

Hereditariedade – Outro destaque foi o novo tratamento no câncer de mama e ovário nos pacientes com câncer relacionado à hereditariedade. “Precisamos, cada vez mais, tentar identificar quem são esses pacientes com mutações BRCA porque existem remédios específicos para tratá-las, como o Olaparibe e Nilaparibe”, acrescenta a oncologista.

Imunoterapia – No câncer de pulmão, melanoma e outros sítios de doença, a imunoterapia (já em uso no HSD) ganhou ainda mais destaque, com novas indicações que aumentam a sobrevida e mantêm a qualidade de vida sem necessitar de quimioterapia.

De acordo com a Dra. Noele Gomes, novas condutas já estão sendo adotadas, como: menor tempo de uso de quimioterapia em casos selecionados de câncer de intestino e novo padrão de cirurgia no câncer de ovário, com procedimento menos agressivo, garantindo a mesma resposta.

Humanização – A grande proximidade entre a equipe multidisciplinar, médico e paciente foi outro ponto de destaque, garantindo resultados positivos na resposta do paciente.

Tratamento individualizado – A oncologista afirma que os avanços em oncologia estão ocorrendo de forma impressionante. “Trazemos muitos avanços do congresso mundial todos os anos e o deste ano foi ainda mais inovador.  Vamos trazendo cada vez mais tecnologias novas para os pacientes com câncer, que poderão encontrar no Hospital São Domingos grande diversidade de tratamento, sempre respeitando a individualidade de cada um”, complementa.

Compartilhe