Brasil está entre os países com maior número de infecções
A Organização Mundial da Saúde, OMS, apresentou uma atualização da situação global sobre a varíola dos macacos com cerca de 75 mil suspeitas de infecções em 92 países. Deste total, 35 mil confirmados com 12 óbitos.
O diretor-geral da agência da ONU, Tedros Ghebreyesus, informou que só na última semana, houve um aumento de 20%. A maioria dos casos vem da Europa e das Américas, e ocorrem entre homens que fazem sexo com homens.
Brasil – Na entrevista a jornalistas, em Genebra, a equipe foi perguntada sobre o Brasil, que está na lista dos 10 mais afetados. A OMS informou que já está trabalhando junto à Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, para apoiar o país.
A agência reforçou a importância da saúde pública brasileira implementar ações e divulgar informações sobre como as pessoas em risco devem se proteger.
Vacina – Em julho, a OMS declarou a doença uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Para Tedros, é importante que os países estejam preparados, freando a transmissão através de seus sistemas de saúde e informação.Ele citou a importância da vacina para controlar o surto, mas ressaltou que a disponibilidade da imunização ainda é limitada e os dados sobre sua eficácia são limitados, embora agora eles estejam começando a receber dados de alguns países.O diretor-geral da OMS disse continuar preocupado que o acesso desigual a vacinas, assim como aconteceu durante a Covid-19 se repita e que os mais pobres continuem sendo deixados para trás.