Num eventual segundo turno, o deputado Jair Bolsonaro só perderia para Lula ou Marina Silva

0
933

Candidato do PSL tem 21% das intenções de voto

Em nova pesquisa de intenções de voto para presidente da República, realizada pelo instituto RealTime Big Data, encomendada pela RecordTV e divulgada nesta terça-feira (14), o deputado Jair Bolsonaro aparece como provável vencedor em três cenários de segundo, perdendo apenas para uma eventual candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está impedido de concorrer, e para a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva (Rede).

De acordo com os números,  o candidato do PSL tem 21% das intenções de voto no cenário em que não é considerada a candidatura de Lula, preso há quatro meses em Curitiba (PR), onde cumpre pensa por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e potencialmente enquadrado pela Lei da Ficha Limpa.

No mesmo cenário em que é desconsideada a candidatura de Lula, aparecem tecnicamente empatados na segunda posição, Marina Silva, com 11%; Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%; e  Ciro Gomes (PDT), com 8%. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), que deve ser inscrito como vice na chapa PT nesta quarta-feira (15), mas é tido como possível substituto de Lula, tem 6%, mesmo percentual de Álvaro Dias (Podemos). Guilherme Boulos (PSOL), João Amôedo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) têm, cada um, 1%. Votos em branco ou nulo somam 20% e indecisos, 16%.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, Bolsonaro e Lula têm 15% e 13%, respectivamente, ou seja, tecnicamente empatados.  No cenário estimulado, Lula lidera com 29%; Bolsonaro tem 19%;  Alckmin,  9%; Marina, 8%; Ciro , 7%; e Álvaro Dias, 6%. Boulos, Amoêdo e Meirelles têm 1% cada. Brancos, nulos e indecisos somam 19%.

Rejeição – Nesta situação, Lula lidera com 54% das indicações, tecnicamente empatado com Bolsonaro, com 51%. Boulos e Meirelles aparecem empatados na sequência, com 49%, acompanhados por Cabo Daciolo (44%), Geraldo Alckmin (43%), Ciro Gomes (42%), Marina Silva (38%) e Fernando Haddad (37%).

A pesquisa entrevistou 3.200 pessoas e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o código BR-09102/2018. O custo do estudo foi de R$ 45.000,00. A margem máxima de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Cenários de segundo turno:

Lula X Jair Bolsonaro

  • Lula: 43%
    Bolsonaro: 35%
    Branco/nulo: 16%
    Indecisos: 6%

Lula  X Geraldo Alckmin

  • Lula: 43%
    Alckmin: 31%
    Branco/nulo: 18%
    Indecisos: 8%

Jair Bolsonaro X Geraldo Alckmin

  • Bolsonaro: 39%
    Alckmin: 35%
    Branco/nulo: 19%
    Indecisos: 7%

Jair Bolsonaro X Marina Silva

  • Marina: 41%
    Bolsonaro: 37%
    Branco/nulo: 15%
    Indecisos: 7%

Jair Bolsonaro X Ciro Gomes

  • Bolsonaro: 38%
    Ciro Gomes: 33%
    Branco/nulo: 24%
    Indecisos: 5%

Jair Bolsonaro X Fernando Haddad

  • Bolsonaro: 39%
    Haddad: 25%
    Branco/nulo: 30%
    Indecisos: 6%

Geraldo Alckmin X Marina Silva

  • Marina Silva: 38%
    Alckmin: 31%
    Branco/nulo: 25%
    Indecisos: 6%

Geraldo Alckmin X Ciro Gomes

  • Alckmin: 35%
    Ciro Gomes: 30%
    Branco/nulo: 27%
    Indecisos: 8%

(Com dados da Infomoney)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação