OAB do Maranhão emite nota de pesar pelo falecimento do advogado João Batista Ericeira

165
João Batista Ericeira (D) num dos muitos eventos que participou na seccional da OAB-MA (divulgação)

Advogado foi por muitos anos diretor da ESA

A seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OABMA) em nota de pesar emitida nesta segunda-feira (10) pelo falecimento do advogado João Batista Ericeira o qualifica como “homem de notável saber jurídico”. Na Ordem, dentre outras funções ali exercidas, Ericeira foi, por vários anos, diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA).

João Batista Ericeira, que lutava contra uma doença degenerativa, estava há mais de um ano em coma. Ele faleceu na madrugada desta segunda, em casa, assistido pelo familiares.

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROF. JOÃO BATISTA ERICEIRA

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), solidariza-se com a classe advocatícia, os familiares e amigos do advogado João Batista Ericeira (OAB-742) falecido, na madrugada desta segunda-feira (10), em consequência da ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica, doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva.

Natural de Arari, na região Mearim, o Professor João Batista Ericeira estava com 75 anos e residia em São Luís. Além de advogado, Ericeira era professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e cronista de vários órgãos de imprensa.

Pela Ordem dos Advogados do Brasil, o professor Ericeira foi Diretor da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Maranhão por três mandatos, onde atuou sempre como um ferrenho defensor do ensino jurídico sempre declarando que “o advogado é um eterno estudante”.

Homem de notável saber jurídico, Professor Ericeira quando esteve à frente da Escola Superior da Advocacia, trabalhou incansavelmente na promoção do ensino jurídico no Maranhão. Ele foi também Conselheiro Federal da OAB Nacional e vice-presidente da Comissão Nacional de Educação onde promoveu o projeto seminário “Diálogos Pelo Direito à Educação” que tinha por objetivo mobilizar os atores do processo educacional do Maranhão para enfrentar os problemas e desafios das políticas deste setor nos municípios maranhenses.

Professor João Batista Ericeira era Doutor Honoris Causa em Ciências Jurídicas pela Universidade Norte-Americana Emil Brunner e Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília, profissional nacionalmente respeitado e cultivador de notáveis conhecimentos. Foi professor da UFMA, articulista no jornal O Imparcial, foi Presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, Vice-Diretor-Geral da Escola de Formação de Governantes do Maranhão, Vice-Diretor da Associação Brasileira de Advogados Eleitorais (ABRAE), Presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA/Seccional Maranhão), Presidente da Associação Maranhense de Advogados – AMAd. Era Sócio majoritário do escritório “João Batista Ericeira Advogados Associados”, bem como membro do Instituto dos Advogados do Brasil e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Entre outras grandes atuações na área jurídica ao longo de décadas dedicado à advocacia.

O velório está acontecendo no Salvatore Jardim da Paz, unidade Calhau, e às 16h o sepultamento no Cemitério do Gavião, em São Luís”.

São Luís(MA), 10 de outubro de 2022.

Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Maranhão (OAB-MA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui