Obras de recuperação da BR 135 são iniciadas após a suspensão da temporada invernosa

0
2468

AQUILES EMIR

O Ministério da Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), deu início às obras de recuperação da BR 135, principal via de ligação de São Luís com o continente.  Em sua conta no Twitter, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, diz que montada para esta obra uma estratégias semelhante à adotada na BR 162, no Pará, considerada uma das piores do Brasil, que foi recuperada em tempo recorde.

“Montamos uma estratégia específica para o Maranhão, similar ao que fizemos na BR-163/PA. Muito planejamento no período chuvoso para entrar com força agora na estiagem. A recuperação da BR-135/MA já começou”, disse o ministro.

O Dnit também anunciou a obra com entusiasmo: “Boa notícia! A melhoria das condições de trafegabilidade na BR-135/MA, é uma das prioridades do @govbr e do @MInfraestrutura. Diante disso, o DNIT realiza uma série de obras ao longo da rodovia federal, única via terrestre de entrada e saída para a capital São Luís”.

Canteiro de obras – Sábado (16), o secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, realizou vistoria ao canteiro de obras montado pelo Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), responsável pela obra, na cidade de Bacabeira. Segundo o órgão, já foram iniciados os levantamentos topográficos e na semana que vem serão realizados os serviços preliminares para início da obra. Aproximadamente 130 homens devem atuar nas obras de restauração da BR-135.

A Seinc está cedendo ao Exército, a antiga área administrativa da refinaria Premium, que é de sua responsabilidade. A área passou por vistorias do Exército, Seinc e do departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit).

“Desde as tratativas , não medimos esforços para que o Exército pudesse se instalar na área da antiga refinaria. Nós sabemos da importância dessa obra, pois essa infraestrutura impacta diretamente na vida dos maranhenses, que precisam entrar e sair da Ilha, além do transporte de pacientes, principalmente, nesse período de pandemia”, afirmou Simplício Araújo, secretário da Seinc.

O órgão deve iniciar o restauração de 16 km do trecho da BR-135 que liga Bacabeira à ponte do Estreito dos Mosquitos nesta etapa, que será iniciada em junho.

“Nesse momento estamos realizando os levantamentos topográficos e na semana que vem, temos a previsão de iniciar a preparação dos desvios que facilitarao os trabalhos na rodovia”, disse o Capitão Fabricio, do 3º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro

Os integrantes do Exército, estão em fase de manutenção de uma usina de asfalto no canteiro de obras, que deverá contribuir nos trabalhos de restauração asfaltico.

 

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação