Oficina de capacitação no Senai fortalece eficiência na gestão industrial

6

Participantes tiveram a oportunidade de explorar os fundamentos do programa de eficiência na gestão industrial

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MA) realizou, de 08 a 10 de maio, uma oficina de capacitação voltada para fortalecer a eficiência da gestão industrial. Estudos de caso, palestra e exercícios práticos fizeram parte da programação. O treinamento concentrou-se em estratégias para implementação de programas de eficiência, planos de aprimoramento e gratuidade regimental e foi realizada na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), e de forma remota, para profissionais do Senai-MA de diversas cidades, desde gestores a técnicos, com interesse em melhorar os processos de gestão da instituição.

A oficina foi ministrada pela colaboradora do SENAI Nacional, Daniela Bernardon, que abordou aspectos voltados ao desenvolvimento de competências de gestão e práticas operacionais para os participantes.

“Foram três dias produtivos, com uma equipe muito engajada. Pude perceber que os profissionais do Senai Maranhão são interessados em se aperfeiçoar e buscar melhorias para os futuros alunos. Vimos gestores realmente aplicados a aprender sobre o plano de aprimoramento e isso vai impactar e atingir referenciais nacionais pactuados no Programa de Eficiência da Gestão de 2024 a 2026”, destacou a técnica do Departamento Nacional do SENAI.

O conteúdo da capacitação incluiu fundamentos do programa de eficiência na gestão industrial, compreendendo suas aplicações e benefícios específicos para diferentes setores; elaboração de planos de aprimoramento personalizados, alinhados às necessidades e desafios enfrentados pelas empresas;

“Esses três dias aqui, em São Luís, foram de suma importância para que os gestores e técnicos que se fizeram presentes. Absorvemos novos conceitos para melhoria das práticas, além de trabalhar a gestão e suas métricas. Desta forma, ficamos alinhados acerca das ferramentas que podem nos ajudar na busca da eficiência do SENAI, e, também, para melhor o processo ensino aprendizagem dos nossos alunos “, destacou Adilson Reis, gerente do SENAI- MA do CEPT Caxias.

O treinamento ressalta o compromisso contínuo do SENAI em capacitar seus colaboradores nas habilidades e conhecimentos necessários para impulsionar a inovação, a eficiência e o crescimento sustentável em um ambiente industrial em constante evolução.

“Essa parceria com o Departamento Nacional nos traz segurança para a requalificação dos nossos profissionais, de todas as oito unidades que temos centralizadas no Estado. Então, começamos a agregar esses conceitos a uma nova visão tecnológica, para que o Maranhão possa caminhar melhor em relação a educação profissional e aos serviços em tecnologia e inovação” ressaltou Raimundo Arruda, Diretor Regional do SENAI-MA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui