Olimpíada de Matemática da Unicamp recebe inscrições até sexta-feira

0
155
Young serious female latin math school teacher wearing glasses holding writing equation on whiteboard in classroom. Hispanic university college tutor, graduate student learning, teaching during class.

Participam alunos do ensino médio e 8º e 9º anos do fundamental

Até a próxima sexta-feira, 9, estudantes do ensino médio e dos 8º e 9º anos do fundamental de todo país podem se inscrever na 37º edição da Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU). A competição, realizada este ano pela internet por conta da pandemia, é organizada pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (IMECC)

Com um formato inédito, a participação ocorrerá por equipes e com fases que terão a duração de uma semana cada. Para participar, é preciso formar equipes com três estudantes do 8º ano ou 9º ano do ensino fundamental ou do ensino médio, além de um professor de matemática de escolas públicas e particulares do Brasil.

Ao todo, a competição está dividida em três fases e todas as questões são dissertativas. Dessa forma, os participantes devem responder as perguntas da competição com argumentação, justificar os passos e apresentar o raciocínio realizado.

Entre os dias 19 a 25 de abril, ocorrerá a primeira etapa, seguida da segunda fase que será realizada entre os dias 7 a 13 de junho. A última etapa será realizada de 9 a 15 de agosto. As equipes vencedoras receberão medalhas de ouro, prata e bronze em uma cerimônia que está marcada para o dia 5 de setembro. Também serão premiadas as equipes que se destacarem nas redações formuladas nas respostas das questões.

As provas serão divididas em dois níveis: Alfa (para estudantes de 8º ano e 9º ano do ensino fundamental) e Beta (para estudantes do ensino médio).

As inscrições podem ser feitas através do site da competição. A participação das equipes é validada através do pagamento de uma taxa. Para as equipes de escolas públicas o valor é de R$45, já as equipes de escolas particulares devem desembolsar R$135.

Sobre a OMU – Em sua 37ª edição, a Olimpíada de Matemática da Unicamp é organizada e preparada por docentes do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (IMECC) e é uma ferramenta interessante de estudo e aprofundamento para alunos do ensino básico. Em 2020, teve a participação de mais de 6,4 mil estudantes de escolas públicas e particulares de 19 estados brasileiros.

(Agência Educa Mais Brasil com informações do Ministério da Educação)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação