OMS chama de “Variante de Preocupação” nova mutação de coronavírus identificada na África

0
255

Organização não aconselha suspensão de viagens

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou nesta sexta-feira (26) como “Variante de Preocupação” (VOC, na sigla em inglês) a mutação B.1.1.529 do novo coronavírus identificada na África, decidindo chamá-la de Omicron.

A divulgação do nome técnico foi feita após uma reunião de urgência na sede da entidade em Genebra, na Suíça, convocada pelo grupo de trabalho sobre a covid-19 da OMS. Classificar a nova mutação como uma VOC é uma medida de alerta sobre os possíveis efeitos que a cepa pode ter sobre o curso da pandemia.

Registros indicam que a B.1.1.529 foi relatada pela primeira vez em Botsuana, no sul da África, na quarta-feira (24/11). “Esta variante tem um grande número de mutações, algumas das quais preocupantes”, disse a OMS em comunicado.

De acordo com a entidade sanitária, de forma preliminar, a variante apresenta um risco maior de reinfecção, em comparação com outros VOCs. 

Viagem – Em resposta a nova detecção, a União Europeia está pedindo a suspensão imediata de todo o tráfego aéreo para países do sul da África. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou restrições de voos e de viajantes vindos de nações do continente africano, incluindo África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

No entanto, a OMS desaconselhou a suspensão de viagens, afirmando que recomenda cautela e medidas de restrição “baseadas em riscos e em estudos científicos”. 

Além disso, a organização informou que “apenas 27% dos trabalhadores de saúde da África, ou um entre quatro, estão completamente vacinados contra o coronavírus” e que “a maioria dos profissionais do continente africano na linha de frente do combate à doença continuam desprotegidos”. 

Atualmente, são consideradas variantes de preocupação a Alfa (B.1.1.7), do Reino Unido, a Beta (B.1.351), da África do Sul, a Delta (B.1.617.2), da Índia, a Gama (P.1), do Brasil, e a B.1.1.529, de Botsuana.

(Com informações do Ópera Mundi)

 

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação