Onze partidos já definiram os seus líderes na Câmara Federal

0
597

Mesmo antes da posse dos deputados da 56ª legislatura, marcada para 1º de fevereiro, pelo menos onze partidos já indicaram seus líderes, sendo que um deles é o maranhense Pedro Lucas (PTB). Ao todo, 23 partidos poderão indicar líderes. De acordo com o Regimento Interno da Câmara, para ter direito a uma liderança, a representação partidária deve ter pelo menos cinco deputados.

Na nova legislatura, outros sete partidos com bancada menor do que cinco deputados (PRP, PV, PMN, PTC, DC, PPL, Rede) não terão direito a compor liderança nem a integrar o Colégio de Líderes. Porém, nesse caso, o Regimento permite a indicação de um integrante para expressar a posição do partido nas votações.

Pedro Lucas Fernandes
Pedro Lucas será o líder do PT na Câmara Federal

Espontaneamente, as representações de dois ou mais partidos poderão constituir um bloco parlamentar, que passará a ter uma liderança comum, exercida por apenas um líder. Esses blocos serão anunciados no dia 1º de fevereiro.

Líderes já indicados – Partido com maior bancada na Câmara dos Deputados, com 54 deputados, o PT reconduziu Paulo Pimenta (RS) à liderança partidária.

Para a liderança do governo, foi indicado o deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO). Deverão ser indicados ainda os líderes da Minoria, da Maioria e da Oposição.

Saiba quais são os líderes já indicados:

Partido Bancada Líder
PT 54 Paulo Pimenta (RS)
PP 38 Arthur Lira (AL)
PSD 35 André de Paula (PE)
MDB 34 Baleia Rossi (SP)
PR 33 José Rocha (BA)
PRB 30 Jhonatan de Jesus (RR)
DEM 29 Elmar Nascimento (BA)
PSDB 29 Carlos Sampaio (SP)
PDT 28 André Figueiredo (CE)
PTB 10 Pedro Lucas Fernandes (MA)
Avante 7 Luis Tibé (MG)
(Agência Câmara)
Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação