AQUILES EMIR
Três órgãos ligados à executiva estadual do PSDB – Instituto Teotônio Vilela, PSDB Mulher e Juventude do PSDB – divulgaram nota nesta sexta-feira (15) manifestando contrariedade pelo retorno do senador Roberto Rocha, que foi convidado a se filiar novamente à legenda por representantes do diretório nacional, dentre eles o presidente em exercício, senador Tasso Jereissati, do Ceará, após sua expulsão do PSB.
O presidente dos tucanos no estado, vice-governador Carlos Brandão, em entrevista ao Jornal Pequeno, não foi tão contundente quanto ao blog do jornalista Gilberto Leda, a quem disse ser a insatisfação geral. Brandão diz que defende a continuidade da aliança dos tucanos com os comunistas liderados pelo governador Flávio Dino, mesmo reconhecendo que a convivência entre PSDB e PCdoB, nacionalmente, é de conflito ideológico.
“O PCdoB tem uma situação, a nível nacional, contra o PSDB, mas aqui, a nível de estado, essa aliança fortaleceu o partido e a gente não pode desprezar isso”, disse ele a Gilberto Leda.
Sem deixar claro que rumo tomará após o ingresso do senador, Carlos Brandão diz que não encontra ninguém, além do ex-prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira, satisfeito com esta decisão do diretório nacional.
“Nós não temos nenhum aliado que queira marchar com o Roberto Rocha. Se assim o partido tivesse essa intenção, nós iríamos acatar essa decisão do partido, mas eu não encontrei apoio de ninguém dentro do partido, exceto o Sebastião Madeira, que já se manifestou contra o atual governo”.
Seguem as notas dos órgãos do PSDB contra a volta de Roberto Rocha:
INSTITUTO TEOTÔNIO VILELA NO MARANHÃO
Diante da decisão da executiva nacional do PSDB, referendando a filiação do senador Roberto Rocha ao partido, o Instituto Teotônio Vilela – MA deixa clara sua posição de descontentamento com o posicionamento adotado.
O Instituto considera que a forma como o processo vem sendo dirigido, a ponto da filiação sequer ter sido colocada antecipadamente aos membros do diretório estadual, desconsidera a autonomia e o trabalho realizado pelo partido no estado.
Assim, o Instituto reitera seu apoio incondicional ao diretório estadual do partido e às decisões que sejam tomadas por seus membros, sobretudo aquelas que dizem respeito às disputas presidenciais de 2018, deixando claro o seu compromisso à candidatura própria pelo PSDB à vaga da presidência da República.
- José de Ribamar Soares
- Presidente do Instituto Teotônio Vilela no Maranhão
JUVENTUDE DO PSDB NO MARANHÃO
A Juventude do PSDB maranhense, diante da posição da executiva nacional de autorizar a filiação do senador Roberto Rocha ao partido, esclarece que:
– Assim como o diretório estadual, considera legítima a filiação de qualquer novo membro. No entanto, defende que esta inserção se dê sempre de forma democrática e com conhecimento prévio dos membros da legenda, como é normal em qualquer instituição;
Defende ainda que todo e qualquer novo filiado deve alinhar seus projetos pessoais levando em conta os caminhos direcionados pela executiva estadual, que sempre toma suas decisões de forma plena e democrática; como, por exemplo, o apoio incondicional a uma candidatura própria do partido à presidência do país;
Por fim, pela forma como o processo de filiação do senador foi conduzido, sem uma consulta prévia à direção estadual do partido, a JPSDB no Maranhão expressa seu descontentamento, ao mesmo tempo em que espera que tudo seja resolvido da melhor forma possível, considerando sempre o melhor para o partido, observada a realidade da política local.
- Nunes Júnior
- Presidente da JPSDB no Maranhão
PSDB MULHER NO MARANHÃO
A representação das mulheres tucanas no Maranhão, por meio de sua presidência no estado, deixa claro a sua insatisfação quanto a forma que o senador Roberto Rocha filiou-se ao partido. A saber:
– O processo de filiação do senador não foi discutido internamente, entre os membros estaduais do partido. Consideramos que a entrada de um senador para o nosso quadro seja de total interesse para a sigla, mas é justo e necessário que estejamos cientes das implicações dessa iniciativa;
– Estamos alinhadas com os interesses coletivos da executiva estadual maranhense e assim permaneceremos. O diálogo é sempre a melhor forma de se definir importantes decisões para o partido pelo qual lutamos e fazemos parte;
– O PSDB Mulher no Maranhão não se identifica com as ideias expostas pelo senador Roberto Rocha a respeito de sua filiação, com base no que vem sido divulgado na imprensa local e nacional. Filiar-se é um ato louvável. Tornar uma filiação como forma de conduzir intenções individuais, não;
– Desta forma, nos solidarizamos incondicionalmente com todas as implicações e decisões que serão tomadas pela executiva estadual do partido, de forma coletiva e representativa, tanto em nível estadual quanto em nível nacional, com o apoio público à candidatura própria de um nome para a presidência da República, em 2018, pelo PSDB.
- Pryscilla Moraes
- Presidente do PSDB Mulher no Maranhão