Para 47% dos brasileiros, Jair Bolsonaro não tem nenhuma culpa pelas mortes por coronavírus

0
297

AQUILES EMIR

Ao contrário do que insistem em pregar os políticos de oposição e alguns segmentos da imprensa. a maioria da população brasileira não enxerga o presidente Jair Bolsonaro como o principal responsável pelas mais de 100 mil mortes por coronavírus no Brasil. Segundo pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (15), pela Folha de São Paulo, apenas 11% acham que Bolsonaro é o principal culpado, 01% acha que são os governadores dos estados.

De acordo com o levantamento, dos 2.056 brasileiros ouvidos entre os dias 11 e 12 de agosto, 47% dizem que o presidente não tem nenhuma culpa pelos óbitos. Já para 41%, ele é um dos culpados, 11% dizem que o principal culpado e 02% não sabem.

Quando a mesma pergunta é feita sobre os governadores, 80% acham que eles não têm nenhuma culpa, para 17% são alguns dos culpados, 01% acham os principais culpados e 02% não souberam.

Segundo a Folha de São Paulo, “o percentual dos que não atribuem ao presidente responsabilidade pelas mortes é maior entre aqueles que consideram seu governo ótimo ou bom (80%) e entre os que votaram nele no segundo turno das eleições (64%). De forma inversa, entre os que consideram o atual governo ruim ou péssimo, 86% creem na responsabilidade parcial ou total do governante pelos óbitos”.

Ainda na avaliação dos analistas do instituto, “mesma pesquisa mostrou que Bolsonaro tem a melhor avaliação desde começou seu mandato, em 2019: 37% consideram seu governo ótimo ou bom, como mostrou a Folha na quinta (13). Os que avaliam o governo como regular são 27% e os que o veem como ruim ou péssimo, 34%”.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 11 e 12 de agosto, com 2.065 brasileiros adultos que possuem telefone celular em todas as regiões e estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos; percentuais foram arredondados

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação