Para Secretaria de Saúde, cabe a Duarte Júnior esclarecer polêmica sobre exame de covid-19 atribuído ao Lacen

1016

Candidato do Republicanos garante que exame é falso

Em nota enviada ao portal Maranhão Hoje, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) diz que não cabe a ela se manifestar sobre resultados de exames para detectar coronavirus, pois procura manter o sigilo sobre a identidade de quem se submete a eles. A indagação, no entanto, era sobre a acusação de que um laboratório a serviço do Governo do Estado teria falsificado um exame para prejudicar um candidato a prefeito de São Luís.

De acordo com o candidato do Republicanos, deputado estadual Duarte Júnior, ele nunca se submeteu a coleta de material genético para atestar seu estado de saúde no Lacen, que vem a ser o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Ainda assim, um documento em papel timbrado com Brasão do Estado aparece num programa da Difusora FM (Ponto e Vírgula), atestando que no dia 06 de novembro Hildelis da Silva Duarte Júnior foi diagnosticado com covid-19, portanto cinco dias antes do candidato vir a público informar que estava infectado.

Apesar de dizer que mantém sigilo dos seus pacientes, a Secretaria de Saúde não pode deixar sem esclarecimento como um documento seu vazou, bem como precisa dizer se é autêntico ou falso e que medidas está tomando contra quem vazou o exame ou contra quem acusa o Lacen de mentir.

Chama atenção ainda o fato de o exame não tem sequer a assinatura do profissional de saúde responsável por ele.

Eis a nota da Secretaria de Saúde

Sobre a polêmica envolvendo exames do deputado estadual Duarte Júnior, esclarecemos que cabe à Secretaria de Estado da Saúde (SES) zelar pelo direito à privacidade dos cidadãos e cidadãs, assegurado pela Constituição Federal.

Desde o início da pandemia do coronavírus, com centenas de milhares de exames realizados, a SES jamais se manifestou sobre qualquer paciente individualmente, conduta essa que será mantida.

Assim, a princípio, cabe exclusivamente ao citado deputado prestar as informações que entender cabíveis sobre seu estado de saúde.

Eis o suposto exame que atesta estar Duarte Júnior com covid-19 desde o dia 06 de novembro:

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui