Paraná Pesquisas indica um empate técnico entre Lula e Jair Bolsonaro no segundo turno

74

Petista estaria com pequena diferença à frente 

No seu primeiro levantamento sobre a disputa presidencial no segundo turno, o Instituto Paraná Pesquisas indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) estariam tecnicamente empatados. O petista aparece à frente com 51,9% dos votos válidos (quando brancos e nulos são excluídos da contagem) e o atual presidente tem 48,1%.

Quando são levados em conta os votos totais (incluindo brancos e nulos), Lula aparece com 47,6% contra 44,1% de Bolsonaro. Brancos, nulos e os que não votam em ninguém representam 4,8%, enquanto 3,6% dizem que não sabem em quem votar ou não responderam.

Vale ressaltar que o resultado do primeiro turno, apurado no dia 02 de outubro, Lula teve 48,43% dos votos válidos contra 43,2% de Bolsonaro, ou seja, houve pequena oscilação de Lula para baixo e de Bolsonaro para cima, se comparados os dois resultados.

 

De acordo com o levantamento do Paraná Pesquisas, o petista e o atual presidente estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais, entre os dias 08 e 12 de outubro. O levantamento ouviu 2.020 mil pessoas em 162 municípios de todos os estados mais o Distrito Federal. O intervalo de confiança é de 95%.

Na consulta espontânea, quando não há uma apresentação prévia dos candidatos aos entrevistados, Lula aparece com 42,6% contra 39,2% de Bolsonaro. Brancos, nulos e os que não votam em ninguém representam 5,4%, enquanto 12,8% dizem que não sabem em quem votar ou não responderam.

O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-08438/2022.

(Com informações da Band)