Parceiros do Selo Unicef realizam no Maranhão curso de higiene para prevenção à covid-19

0
179

Cursos para prevenção e controle de infecções são direcionados aa profissionais e estudantes que atuam em UBSs

O Instituto Formação, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESPMA) – parceiros do Selo Unicef –  promovem no Maranhão o minicurso “Água, higiene e saneamento para prevenção e controle da covid-19”, voltado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). O objetivo é formar os ACSs em conceitos, normas, conteúdos e recomendações para atuarem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como multiplicadores da conscientização para prevenção e controle de infecções, incluindo a covid-19.

Antônio Carlos Cabral, especialista em Saúde e HIV do Umicef Brasil, destaca que a capacitação tem uma metodologia desenvolvida pelo UNICEF para melhorar os serviços de água, saneamento e higiene nos espaços das unidades de saúde e, consequentemente, apoiar na prevenção e controle das infecções.

O curso é realizado em duas modalidades, de forma presencial que tem mobilizado e formado os ACSs dos municípios que fizeram adesão ao Selo Unicef, a partir de todas as regiões do estado, alcançado até agora 1365 profissionais da Saúde. E com o objetivo de ampliar o acesso aos conteúdos, e em parceria com a Escola Pública de Saúde do Maranhão, o minicurso também realizado no formato online. A meta é atingir mais de 3000 profissionais de saúde em todo o estado.

A modalidade online acontecerá na plataforma da ESPMA, e para se inscrever no curso é preciso realizar uma inscrição prévia por meio dos mobilizadores do Selo Unicef nos municípios ou no link disponível no site: https://escola.saude.ma.gov.br, na aba de cursos de atualização. Além dos Agentes Comunitários de Saúde, tem participado Agentes Comunitários de Endemias, profissionais responsáveis pela merenda escolar e também equipes do Programa de Saúde na Escola.

O Governo do Estado, em parceria com o Unicef, tem desenvolvido ações de prevenção de forma permanente, especialmente agora, com a chegada da nova variante da covid-19, conforme alerta o secretário de Estado de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, em que a realização do curso é parte destas ações.

Inscrições – As inscrições já foram reabertas para profissionais e estudantes que atuam em unidades de saúde, bem como a outros interessados que não conseguiram participar das primeiras turmas de novembro. Esta é a segunda vez que formações, em conjunto com instituições parceiras, são ofertadas juntamente com o Instituto Peabiru e Visão Mundial.

Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrições disponível em: https://forms.gle/TqCX9bzE4LrdkQth7. Haverá emissão de certificados para os participantes que concluírem a formação online que tem o total de duas horas e meia de duração.

Curso do Iprede – O curso rápido do UNICEF, Instituto Peabiru e Visão Mundial registrou quase 4000 inscrições em novembro de 2021.

Disponível desde outubro de 2021, o curso EAD “Água, Saneamento e Promoção da Higiene nas unidades de saúde para prevenção e controle da covid-19”  é requisito obrigatório para os 2023 municípios que participam do Selo UNICEF Edição 2021 – 2024. Mais detalhes em: https://prevsaudecovid19.unicef.iprede.org.br/

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação