Partidos aliados ao presidente Jair Bolsonaro apoiam seis candidaturas a prefeito de São Luís

0
6768

Nem mesmo o PCdoB de Rubens Júnior recusou legenda bolsonarista

AQUILES EMIR

Apesar da insistência de adversários que são aliados do “consórcio” de candidatos do Palácio dos Leões quererem associar o deputado Eduardo Braide (Podemos) ao presidente Jair Bolsonaro – o que hoje não se sabe se isto prejudica ou ajuda – partidos alinhados ao governo federal estão abrigados em quatro das mais importantes coligações que disputam a Prefeitura de São Luís.  Além delas, duas candidaturas isoladas, também pertencem a legendas da base presidencial.

O partido de Eduardo Braide, é verdade, é uma das 12 legendas que dão sustentação ao presidente na Câmara Federal, porém três outros candidatos contam com apoios de alinhados ao Planalto. É o caso, por exemplo, de Duarte Júnior, cujo partido, o Republicanos (o mesmo do vice-governador Carlos Brandão), além de estar nesta base, tem como líder no Senado, Flávio Bolsonaro, filho do presidente.

Não fica atrás o candidato Neto Evangelista (DEM), outro filiado a partido que dá sustentação ao presidente, e nem mesmo Rubens Júnior, do PCdoB, escapou, pois um dos coligados à sua candidatura é o PP, do senador Ciro Nogueira, do Piauí, que não descarta a filiação do presidente na legenda para disputar a reeleição.

Dos cinco partidos que compõe a coligação de Rubens Júnior, três são considerados de esquerda – PCdoB, PT e Cidadania – mas contempla outras legendas conservadoras: PP, PMB e DC.

Já Eduardo Braide, além do Podemos, conta com apoio de duas outras legendas da base bolsonarista: PSC e PSD. A outra legenda coligada é o PMN.

Na coligação de Neto Evangelista, além do DEM, ao qual é filiado, habitam a base aliada do presidente, o PTB, o MDB e PSL. A coligação é composta ainda pelo PDT,  

Contam ainda com candidatos a prefeito da capital, os aliado Pros, de Yglesio Moysés, e PRTB, de Sílvio Antônio. Uma terceira candidatura isolada, de Carlos Madeira, do Solidariedade, foi dado baixa.

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro, contemplou as 12 deputados da base aliada com vices-lideranças na Câmara. São eles os escolhidos e verifique com quem anda os seus partidos na eleição de São Luís:

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação