Pastor Porto e Pedro Lucas são empossados no Governo do Estado

0
1169
Pastor Porto tomou posse como secretário para construir as pontes que vão aproximar políticos e empresários

O governador Flávio Dino (PCdoB) empossou nesta quinta-feira (02) o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes, e o secretário extraordinário de Relações Institucionais, Luis Carlos Porto. Na ocasião, Flávio Dino destacou as qualidades dos gestores escolhidos para assumir os novos cargos. “O Pedro Lucas tem alguns atrativos que me levaram a formular esse convite. Ele supera a dicotomia falsa entre o político e o técnico”, disse o governador, que sobre o Pastor Porto destacou suas qualidades de “homem sábio”.

O governador disse que Pastor Porto vai construir pontes, não se concreto, mas de relações. “Vivemos uma era dos políticos que gostam de construir muros, para isolar as pessoas. Nós temos que construir pontes, é a grande missão da política: interligar”.

O vereador Pedro Lucas destacou quais serão seus principais desafios à frente da Agência: mobilidade, gestão dos resíduos sólidos e criar o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. “Nunca tivemos um órgão como esse, os desafios são muito grandes, mas a gente vai superar com muito trabalho”, assinalou.

Já o Pastor Porto disse que é preciso intensificar o relacionamento com todas as instituições, privadas e públicas. “Ele [Flávio Dino] achou que eu poderia cumprir esse papel, então espero dialogar, fazer pontes, ouvir críticas, sugestões e trazer ao governo. Não permitiremos que alguém diga que o governo não dialoga, não conversa, não se aproxima. Já o faz, mas espero fazer com mais intensidade e melhor, a partir de agora”.

As novas pastas fazem parte de uma reforma administrativa conduzida pelo Governo do Maranhão, para tornar a gestão dos recursos públicos mais eficiente, com redução de gastos e sem a criação de novos cargos. A reforma administrativa resultou, ainda, na integração das Secretarias de Minas e Energia com Indústria e Comércio, e na fusão do Viva com o Procon.

Pedro Lucas assume agência que vai cuidar da metropolização de São Luís

Metropolização –  A política de metropolização, já implementada pelo Governo do Estado com os quatro municípios que compõe a Grande Ilha de São Luís, será expandida para todos os 13 municípios que compõe a região. São eles: São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Alcântara, Bacabeira, Rosário, Axixá, Santa Rita, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Morros e Icatu.

O primeiro passo para o processo de metropolização será a criação do Colegiado Metropolitano, gerando grandes expectativas entre as administrações municipais envolvidas, como São José de Ribamar. “A expectativa é a melhor possível, o entusiasmo, o otimismo, porque esse é o passo institucional mais importante para a efetivação da gestão metropolitana”, disse o prefeito Luís Fernando.

(Com dados da Secap e foto de Orcenil Júnior)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação