PDF e Fiema apresentam ferramenta de e-commerce da Alumar para fornecedores maranhenses

31

Encontro reuniu interessados em vender para multinacional

O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) realizou, terça-feira (19), em parceria com o Consórcio Alumar, o encontro de negócios para apresentação da plataforma AlcoaBuy, voltada para compra de produtos, materiais, ferramentas e equipamentos, às empresas fornecedoras do estado. Em duas sessões de apresentação, contou pela manhã, com uma atualização da ferramenta para os empresários que já aderiram à plataforma.

No turno da tarde, foram recebidos interessados em saber como poderão seguir com o fornecimento por meio desse ambiente digital chamado AlcoaBuy. Todos os fornecedores interessados em participar da plataforma de vendas receberam um treinamento específico sobre o sistema para, a partir disso, garantir a efetividade da implementação da ferramenta.

O coordenador do PDF Maranhão, Carlos Jorge Taborda, observa que a indústria já instalada na era digital 4.0, transformou as relações comerciais e de negócios, e a Alcoa como uma empresa global, já se adaptou a essa realidade. “Agora precisamos facilitar a adequação dos nossos fornecedores locais a essa nova era, para que a aderência à plataforma seja a maior possível, diante do potencial de fornecimento que possuímos no estado”, afirma Carlos Jorge.

De acordo com Tamiris de Paula, compradora da Alumar, a ferramenta aumenta a competitividade do fornecedor da região e traz facilidade também para o comprador. “Queremos aumentar essa parceria e ter a oportunidade de trazer novos players que terão uma grande possibilidade de alavancagem de vendas”, diz a compradora da Alumar.

Segundo Tamiris, só no ano de 2022 até agora, a Alumar consumiu dos fornecedores maranhenses por meio da AlcoaBuy R$ 104 milhões. “O nosso consumo está alto e tende a crescer, o que representa uma verdadeira expansão de mercado por meio do aumento de parcerias pela plataforma”, assegura.

Para o sócio administrador da empresa Companhia dos Parafusos, Jarbas Pinheiro Borges, estar na plataforma aumenta as chances de oferecer uma variedade de produtos. “Não senti dificuldades em lidar com a ferramenta e facilitou a nossa oferta que, antes, só acontecia por contrato. Agora você consegue demonstrar todos os produtos com os quais trabalha pelos catálogos”.

“Acho muito positivo esse encontro realizado pelo PDF que abre um horizonte de oportunidades de como participar dessa plataforma da Alumar, que acelera os processos de compras, de emissão de pedidos e o tempo de fechamento de negócio, principalmente as compras emergenciais e as de material de consumo do dia a dia, o que representa a diminuição da burocracia”, diz Adriano Sousa, engenheiro de vendas da LG Bombas e Válvulas.

O proprietário da empresa Botons da Ilha, Didier Correia, disse que só viu benefícios no encontro promovido pelo PDF. “Essa é uma oportunidade de aumentar o raio de alcance e de clientes que a gente tem e a Alcoa sendo um grande cliente se torna mais acessível nesse encontro. Então vejo uma possibilidade de falar diretamente com o comprador e oferecer os nossos produtos de maneira mais prática pela AlcoaBuy”.

O coordenador do PDF Maranhão, Carlos Jorge Taborda palestra aos fornecedores presentes na Casa da Indústria (Fiema/Divulgação)

AlcoaBuy, como funciona – Carlos Jorge explica que a plataforma é um site de compras pela internet onde o solicitante, trabalhador da Alumar, acessa o produto de sua necessidade. Lá ele encontrará os catálogos de quem comercializa determinado produto com todas as especificações que precisa.

“O usuário vai identificar quem é o fornecedor com a melhor proposta de preço, qualidade, prazo de entrega, sem a necessidade de abrir um processo para aquisição via suprimentos. O que acaba dando maior liberdade de ação para o solicitante que pode adquirir o produto com mais agilidade”, diz o coordenador do PDF-MA.

O sistema permite que o fornecedor cadastre em uma plataforma digital todos os seus materiais e produtos, como material de expediente, de construção, administrativos e ferramentas em geral. Todos os contatos passam a ser feitos diretamente no sistema AlcoaBuy.

Na escolha por um produto, a ferramenta também recalcula o preço quando comparado a outras regiões, descontando fretes e eventuais impostos que estão inclusos nas compras. O sistema também possibilita o acompanhamento de todas as etapas do processo de atendimento.

A ferramenta aumenta a competitividade do fornecedor da região e traz facilidade também para o comprador. “É uma espécie de assistência eletrônica que vai ajudar o consumidor interno a ver o que os fornecedores da região estão oferecendo. Basicamente isso abre um caminho novo, moderno e rápido que é o caminho do e-commerce (comércio eletrônico)”, disse Tamiris de Paula.

Os interessados em participar de futuros encontros de negócios podem se cadastrar no site do PDF-MA:  www.pdfmaranhao.com.br