Peixe é prato escolhido por maranhense para abertura das Competições Senac

5

Escolha valoriza a culinária maranhense

No primeiro dia das Competições Senac 2025, no Riocentro, no Rio de Janeiro, os participantes aproveitaram para conhecer os espaços onde irão trabalhar e descobrir as tarefas a serem cumpridas. Alisson Barroso, representante do Departamento Regional do Maranhão na ocupação de Cozinha, recebeu o desafio de preparar o prato principal de um jantar que representasse a autêntica culinária brasileira, utilizando ingredientes e técnicas locais.

O prato deveria ter peixe como proteína, amido de farinha de milho ou milho fresco, um ingrediente típico de algum estado brasileiro, além de ser acompanhado por algum vegetal e um molho. A prova teve duração de quatro horas e meia, e, além do prato principal, Alisson precisou ficar atento à organização e à limpeza do box de trabalho.

Thaynara Rosa, treinadora de Alisson, que o acompanhou durante toda a sua trajetória de preparação para as Competições, explica alguns detalhes da primeira prova:

“Nós tivemos um prato representativo brasileiro, no qual recebemos um ingrediente regional surpresa. O Alisson recebeu o maxixe, e o prato foi feito de acordo com o projeto-teste, seguindo as obrigações e as técnicas dele. Foi, então, um dia dedicado à montagem completa do mise en place e à entrega de um prato que realmente representasse o Brasil”, conta a treinadora.

Restaurante – Já na ocupação de Serviços de Restaurante, o competidor Eduardo Fabrício recebeu sua primeira missão: o mise en place para o serviço do jantar fino, com atendimento para quatro pessoas. Dentro deste módulo, o competidor ainda realizou a decantação de vinho tinto, o serviço de bebidas e o preparo de pratos à frente do cliente, incluindo uma sobremesa flambada, além do grande desafio de executar todas as atividades em inglês.

Ao concluir o primeiro dia de competição, Eduardo Fabrício não escondeu sua felicidade e satisfação:

“Logo ao finalizar a prova, vem um sentimento de dever cumprido e também de alegria por ter levado todo o processo da prova de hoje com leveza e com alegria”, declara o competidor.

Competição – Durante todo o processo das Competições, cada estado conta com um Delegado Técnico, que acompanha de perto todas as etapas, divulga o projeto em nível regional, seleciona os competidores e os monitora ao longo de todas as fases das provas.

Leuda Lima, é a Delegada Técnica da equipe maranhense e orgulha-se da trajetória dos competidores até às Competições de 2025:

“Ver esses alunos competindo e participando das ocupações de Serviço de Restaurante e Cozinha nos traz uma grande satisfação. É emocionante ver um trabalho que foi preparado há cerca de um ano, desde o recrutamento, seleção, passando por entrevistas, e chegando à escolha do representante do nosso estado. Hoje, aqui, é o ápice desse trabalho, quando eles podem apresentar ao Brasil e ao mundo o resultado de um serviço de excelência que eles vêm desenvolvendo”, orgulha-se a Delegada Técnica.

Ainda segundo Leuda, os competidores são merecedores de terem alcançado a etapa nacional desta competição de alto nível, e juntamente com participantes de outras ocupações, estão representando muito bem o trabalho de excelência do Senac. A presença deles nas Competições Senac 2025 simboliza a concretização de todo o esforço e dedicação empregados nesse projeto transformador.

As Competições Senac seguem até sábado (20), no Pavilhão 4 do Riocentro. Quem não puder acompanhar presencialmente pode assistir às provas ao vivo pelo site competicoes.senac.br ou pelo canal no YouTube Senac Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Demonstre sua humanidade: 5   +   9   =