Pela terceira vez, Consórcio Alumar é vencedor do Prêmio Chico Mendes

0
798

O Consórcio Alumar conquistou, pela terceira vez, o prêmio Chico Mendes, na categoria ação socioambiental 2017, pelo Instituto de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, reconhecido como referência nacional e internacional por setores ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e de gestão socioambientais corporativas.

O evento aconteceu no último dia 15/03, em São Paulo, e premiou o Programa Ecoa – Educação Comunitária Ambiental. As outras duas premiações foram em 2011 e 2012, quando a Alumar recebeu prêmios pelo  seu sistema de gestão integrado de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social.

O Programa Ecoa é uma iniciativa que tem como objetivo fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação socioambiental. Promovido pelo Instituto Alcoa, em parceria com o poder público, o programa é implantado em localidades onde estão instaladas unidades da Companhia, como na capital maranhense, São Luís, onde a empresa opera há 37 anos.

De acordo com a supervisora de Relações Institucionais da Alumar, Joana Burgos, o reconhecimento demonstra o engajamento  da empresa com a comunidade, “O programa Ecoa é de grande importância para as comunidades, pois se inicia nas escolas, com a ação de professores e alunos, mas se difunde para os familiares desses estudantes, levando discussões importantes e conhecimentos a toda comunidade. Com isso, as pessoas podem ter uma visão crítica e atitudes concretas para transformar sua realidade”, afirmou.

Em atividade desde 2014, o Ecoa já beneficiou cerca de 43 mil alunos e mais de 450 professores foram certificados pelo curso de formação em 7 cidades brasileiras.

Prêmio Chico Mendes – O Programa de Certificação pelo Compromisso Socioambiental é promovido pelo Instituto, baseado em certificações da área ambiental já renomadas no mercado como ISO 14001, Indicadores Ethos,  Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), além da  legislação federal e políticas  de meio ambiente. O prêmio se destaca como um modelo de excelência no meio corporativo, sobretudo por sua metodologia aperfeiçoada ao longo dos 10 anos de criação do Programa.

Sobre a Alumar – O Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina do mundo. Inaugurado em Julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus funcionários são maranhenses, além das centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e social estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR 14001, OHSAS 18001 e SA 8000.

 

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação