Datafolha dá a Bolsonaro 18 pontos à frente de Haddad e Real Time, 20%

0
663

Pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (18) pela Rede Globo e Folha de São Paulo, indica que Jair Bolsonaro (PSL), que tem 59% das intenções de votos válidos, está com 18 pontos à frente de Fernando Haddad (PT), que aparece com 41%. Já o Real Time, em pesquisa divulgada pela Rede Record, dá para o candidato do PSL 60% e ao petista, 40%, ou seja, 20 pontos de diferença. Os dados excluem os votos nulos, brancos e indecisos.

O Datafolha fez uma comparação com a pesquisa realizada dia 10 e constatou que os candidatos oscilaram um ponto percentual dentro da margem de erro que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O ex-capitão do Exército tinha 58% das intenções declaradas e o ex-prefeito de São Paulo tinha 42%.

Considerando os votos totais (válidos, nulos, brancos e indecisos), Bolsonaro tem 50% e Haddad, 35%. A proporção de entrevistados que declaram voto em branco ou nulo é de 10%, dois pontos percentuais acima do verificado anteriormente. Cinco por cento declararam não saber, um porcento acima do observado no levantamento da semana passada.

O Real Time também fez comparação com o último levantamento do dia 15 e a diferença entre os adversários passou de 18 para 20 pontos percentuais.

Considerando os votos totais, o levantamento mostra Bolsonaro com 52% das intenções de voto, ante 35% de Fernando Haddad. Os votos brancos e nulos somam 8% e os eleitores indecisos, 5%.

O segundo levantamento do RealTime Big Data para o segundo turno também mostra estabilização na rejeição do eleitorado aos candidatos: o percentual de eleitores que não vota de jeito nenhum no candidato do PSL passou de 46% para 45%. Já a rejeição a Fernando Haddad passou de 53% para 54%.

(Com dados da Agência Brasil e R7)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação