Professora fala sobre importância de não entrar no sedentarismo
Desde o fim de 2019, o mundo foi pego por uma assustadora pandemia que tem causados enormes números de mortes. O fator trouxe à tona cada vez mais a busca pela saúde física e métodos de fortalecimento do organismo, no momento em que muitas pessoas reduziram a prática devido à quarentena. A OMS divulgou que a prática de exercícios é fundamental para prevenir e ajudar a controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer.
A Personal Trainer Rapha Brazilian fala sobre a importância da prática de exercícios físicos durante a quarentena, dentro de casa, riscos, cuidados e dicas.
“Num cenário ainda de agravamento da mortalidade pela doença aqui no Brasil, o melhor a se fazer nessa pandemia é ficar em casa enquanto a vacina não chega até nós. Mesmo em casa temos que ter consciência de que isolados devemos cuidar da nossa saúde, movimentar o nosso corpo, cuidar da nossa mente e não ficar só consumindo calorias vazias! Muitas pessoas ainda tem dúvidas se isso é possível dentro de casa, principalmente aquelas pessoas que nunca praticaram nenhum tipo de atividade física, mesmo isso sendo possível dentro de casa o mais recomendado é ter um professor sempre te observando, corrigindo e executando o exercício da maneira correta para que você possa reproduzir igualmente. Essa é a forma que eu uso com os meus alunos para que eles não fiquem executando movimentos errados e acabe gerando lesões futuras! E hoje isso é super possível, pois a tecnologia nos possibilita!”
A famosa professora indica principais exercícios fáceis de fazer em casa e objetos que todos temos e podem nos auxiliar na execução.
“Alguns exercícios seguros e fáceis de fazer em casa para quem está começando é o Polichinelo, ótimo exercício para elevar a frequência cardíaca, usando do início dos treinos para aquecer a musculatura e as articulações, além de trabalhar a coordenação motora porque envolve movimentos dos braços e pernas em um único exercício.
Sentar e levantar da cadeira é um ótimo exercício para fortalecer a parte inferior do corpo, além de ganhar mobilidade no quadril e fortalecer tendões e ligamentos. Agachar na cadeira ficou fácil? Tente fazer o mesmo movimento mas com uma perna só.
Para a parte superior do corpo, eu indico a flexão de braço que é um exercício que eu considero super completo, feito da forma correta fortalece o peitoral, tríceps, ombros, abdômen e lombar!
Outro exercício bem completo é o escalador, além de fortalecer toda a região do Core, melhora o sistema cardiovascular e o equilíbrio.
Para algumas pessoas que já praticavam atividade física, exercícios como sentar e levantar da cadeira pode parecer fácil, e é difícil para algumas pessoas comprar equipamentos de academia, mas isso pode ser resolvido com um pouco de imaginação! Halteres pode ser substituído por garrafas plásticas com grãos de feijão dentro, uma barra livre pode ser substituída por uma mochila com livros dentro, isso tudo você encontra dentro da sua própria casa.”
Rapha finaliza dando um conselho-chave para todos e garante: “as pessoas começaram a entender que saúde não é só ter um corpo aparentemente magro ou definido e aquela busca para um corpo perfeito deixou de ser prioridade.”
“Durante a pandemia a palavra saúde se tornou mais conhecida e entendida, as pessoas começaram a entender que saúde não é só ter um corpo aparentemente magro ou definido e aquela busca para um corpo perfeito deixou de ser prioridade. Começaram a ter consciência de como cuidar da saúde é importante para combater doenças, se alimentar bem, praticar exercícios e cuidar da saúde mental, passou a fazer parte da rotina de grande parte da população. A minha dica para quem está desmotivado em treinar sozinho em casa é fazer parte de uma comunidade de pessoas que se juntam para treinar por vídeo ao vivo com profissionais que estejam ali para te motivar. A sensação é de estar em uma academia com bastante movimento, vendo pessoas treinando juntas, se motivando e fazendo novos amigos só que de uma forma inovadora, cada um dentro da sua casa, respeitando as normas de segurança para prevenção da COVID.”