Pesquisa da Federação das Indústrias mostra otimistas na Construção Civil

29

GIRO ECONÔMICO

Setor da construção em ascensão

A Sondagem da Construção do Maranhão, elaborada pela Federação das Indústrias e Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que o nível de atividade da construção civil teve aumento significativo em setembro, alcançando 64,6 pontos. O aumento é de 7,3 pontos em comparação ao mês anterior (57,3 pontos), gerando a expectativa de continuidade nos próximos meses e quebrando o ritmo oscilatório até então observado.

De acordo com o estudo, o indicativo dos números de empregados também está sofrendo mudanças, que ainda não podem ser consideradas sustentáveis. No mês de setembro registrou-se 57,3 pontos, salto muito positivo na comparação com agosto (35,4 pontos). É a primeira vez que o indicador supera a linha dos 50 pontos, nos últimos seis meses. Espera-se que se mantenha nessa faixa nas próximas sondagens.

A pesquisa demonstra que os empresários se mantêm confiantes quanto aos próximos seis meses, principalmente entre as médias e grandes empresas, no que se refere à atividade produtiva. No geral, as expectativas são de que o nível de atividade tenha uma variação positiva, tendo em vista que teve aumento de 7,3, ficando com 79,1 pontos.

Comércio livre

A Federação do Comércio informa que o comércio de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa tem autorização para funcionar quarta-feira (02), Dia de Finados.

Conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre sindicatos empresariais e de empregados destes municípios, lojas de bairros, galerias e shopping centers que optarem pela abertura devem pagar adicional de 100% sobre o valor da hora normal, gratificação de R$ 40,00 reais e recolher R$ 10,00 por empregado ao Sindicato dos Comerciários.

Encontro do Senac

Foi realizado dia 27 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ), o Pré-Encontro Nacional da Assessoria de Planejamento e Controle – Núcleo de Planejamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O objetivo foi avaliar e discutir pontos de melhoria para o Planejamento Estratégico (2020-2023) da organização. O encontro também oportunizou o fortalecimento da comunicação, das boas práticas no âmbito da conformidade, e do compartilhamento de conhecimentos entre os representantes das regionais estaduais.

Profissionais de Planejamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) participaram, dia 25 de outubro, de encontro no Rio de Janeiro para debaterem planos do órgão para o próximo ano. A unidade do Maranhão foi representada pelo diretor José Alexandre Júnior

Resultado da eleição

Governador Carlos Brandão comemorou muito o resultado da eleição presidencial neste domingo (30 de outubro).  Segundo ele, com a volta de Lula à Presidência da República, o Brasil voltará a sorrir e o Maranhão poderá avançar com as parcerias firmadas com o governo federal.

Geração de empregos

Com 23.178 admissões e 16.195 demissões, o Maranhão registrou saldo de 6.983 empregos formais preservados em setembro, segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Nova Caged) divulgado na última sexta-feira (28 de outubro).

Com este desempenho, o estado tem acumulado de 40.927 empregos preservados nos nove meses do ano, resultado de 199.689 admissões e 158.762 desligamentos. Nos 12 meses o saldo é de 47.687, resultado de 254.058 admissões e 206.450 desligamentos.

Kit de robótica

O Serviço Social da Indústria (Sesi) entregou kits de robótica para quatro escolas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e três escolas do Educa Mais da rede pública de ensino do Estado.

A entrega faz parte da política de apadrinhamento em Robótica com apoio do Departamento Nacional do Sesi. “A robótica não é apenas brincar com o robô. É difusão da robótica, da metodologia STEAM, da Cultura Maker e é também projeto social”, diz Diogo Lima, diretor da instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui