Pesquisa Fiema revela que industriais maranhense estão otimistas com 2017

0
1068

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA), pesquisa elaborada pela Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), indicou aumento da confiança dos empresários maranhenses.

Na passagem de janeiro para fevereiro, o índice aumentou 8,7 pontos e passou a registrar 57,6 pontos, ultrapassando a linha divisória dos 50 pontos, que indica otimismo do empresariado.

A confiança nos setores industriais também apresentou crescimento. Na construção civil, o índice cresceu 6,7 pontos alcançando 52,5 pontos. Na indústria de extração e transformação, o aumento foi mais acentuado, de 11,1 pontos, e registrou 60,8 pontos. Na região Nordeste e no Brasil, o aumento do ICEI é generalizado. Regionalmente, o índice variou de 52,2 para 54,4 pontos, registrando aumento de 2,2 pontos. Nacionalmente, o ICEI apresentou variação positiva de 50,1 para 53,1 pontos.

Ainda segundo a pesquisa, o aumento do índice é resultado do acentuado crescimento nas expectativas para o futuro. Em fevereiro, o indicador de expectativas para os próximos seis meses teve aumento de 9,3 pontos em comparação com janeiro, variando de 54,3 pontos para 63,6 pontos. Já em relação ao índice das condições atuais, apesar do aumento de 7,3 pontos, o indicador continua abaixo dos 50 pontos ao marcar 45,4 pontos.

O ICEI é elaborado mensalmente e o índice obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa. Participaram da pesquisa empresas da Construção Civil, Indústrias Extrativas e de Transformação no período 1 a 13 de fevereiro de 2017.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação