Pesquisa Ibope mostra Neto Evangelista e Duarte Júnior empatados no segundo lugar com 17%

0
718
Neto Evangelista e Duarte Júnior estão rigorosamente empatados no segundo lugar com 17% (foto do blog Jorge Aragão)

Braide lidera e venceria concorrentes no segundo turno

AQUILES EMIR

Os deputados estaduais Duarte Júnior (Republicanos) e Neto Evangelista (DEM) estão empatados com 17% das intenções de voto para prefeito de São Luís, segundo pesquisa do Instituto Ibope divulgada nesta sexta-feira (13) pela TV Mirante (Globo). O deputado federal Eduardo Braide (Podemos) lidera com 37%.

Apesar de Rubens Júnior aparecer 8%, ou seja, menos da metade das intenções de Neto e Duarte, o Ibope fez uma simulação de segundo turno entre Eduardo e os três. Em todos os cenários, o candidato do Podemos venceria.

Num confronto entre Braide e Duarte, o candidato do Podemos venceria por 51 a 32. Se o confronto fosse com Neto Evangelista, a vitória de Braide seria por 50% a 34%; e contra Rubens Júnior, 57% a 26%.

Ainda de acordo com o Ibope, o candidato do PSB, Bira do Pindaré, tem 6% das intenções de votos; Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade), 2%; Sílvio Antônio I(PRTB), Yglésio Moisés (PROS) e Professor Franklin (PSol), 1%. Hertz Dias, do PSTU, não pontuou.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que significa dizer que Braide pontua entre 34% e 40%, mas distante do primeiro turno, ou seja, é quase certa a realização do segundo turno.

Considerando apenas os votos válidos o resultado é o seguinte, considerando a variação da margem de erro:

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de novembro com 805 eleitores. Ela está registrada no TSE sob o protocolo 08294/2020.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação