Levantamento coloca os dois governadores mais críticos ao presidente nas últimas posições numa corrida para 2022
AQUILES EMIR
Apontados como os governadores que mais fazem oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, e João Doria (PSDB), de São Paulo, amargam as últimas posições na pesquisa do Instituto Ideia para presidente da República em 2022, estando à frente apenas do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), que tem 1%. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (28), pela revista Exame.
O mais curioso nesta pesquisa é que, ao contrário da publicada por Veja, o melhor candidato para Jair Bolsonaro, num eventual segundo turno seria Luís Inácio Lula da Silva (PT). Numa disputa com o ex-presidente, Bolsonaro teria 45% das intenções de voto, contra 28% do petista, isto é, 17 pontos a mais.
Lula aparece em segundo Lula em cenário de primeiro turno, com 17%, mas, mesmo assim, num confronto, o apresentador de TV Luciano Huck (sem partido)é o que oferece maior resistência, pois apenas três pontos separariam os dois.
No embate entre o atual presidente e Ciro Gomes (PDT), Bolsonaro receberia 41% dos votos, ante 34%, o que significa uma diferença de sete pontos. No caso de uma disputa com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o presidente ganharia de 45% a 30%, isto é, 15 pontos a mais.
Apesar de ter a mesma pontuação de Doria, não foi traçado um cenário de segundo turno entre Flávio Dino e Bolsonaro.
Saiba como seria uma votação em primeiro turno para presidente em 2022, segundo pesquisa Exama/Ideia: