Pesquisa diz que diferença de Flávio para Roseana é de 28,3%

0
2353

AQUILES EMIR

Nova pesquisa sobre as intenções de voto para o Governo do Estado, realizada pelo Instituto Data Ilha e divulgada nesta segunda-feira (16) pela TV Difusora, mostra que a diferença do governador Flávio Dino (PCdoB) para a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) seria de 28,3 pontos percentuais, bem menos do que apontou o Instituto Exata, no início do mês, quando esta diferença seria de 32%, e mais diferente ainda do mostrou a Escutec, em setembro, que dava a vitória para a ex-governadora. A pesquisa teria sido realizada entre os dias 09 e 11 de outubro em 38 municípios de todas as regiões do estado, onde foram ouvidas 2.128 pessoas.

De acordo com os números do Data Ilha, se a eleição fosse hoje 53,0% dos seus entrevistados votariam na reeleição do governador, enquanto 24,7% no retorno da ex-governadora ao Palácio dos Leões. Na sequência, aparecem Eduardo Braide (PMN) – que não foi incluído na pesquisa do Exata -, com 4,4%; o senador Roberto Rocha (PSDB) com 2,2% e a ex-prefeita de Lago da Pedra Maura Jorge (Podemos) com 1,2%.

 

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes dos possíveis candidatos, o Data Ilha diz que Flávio Dino foi mencionado por 38% dos entrevistados; Roseana Sarney por 19,2%; Eduardo Braide por 3,3%, Roberto Rocha por 0,9% e Maura Jorge por 0,6%.

Ainda conforme os números do Data Ilha, a ex-governadora lidera a taxa de rejeição, com 45,5% afirmando que não votariam nela, enquanto 26% dos consultados disseram que não votariam no governador.

O DataIlha também quis saber que avaliação os eleitores fazem do governo de Flávio, e ele foi aprovado por 57,4%, enquanto 36,2% reprovam.

Os números do Data Ilha não divergem apenas do Exata, mas também do Escutec, que em setembro divulgou números em que a ex-governadora aparece na liderança, com 3,9% à frente do seu principal adversário. Compare os números:

CANDIDATO ESCUTEC EXATA DATAILHA
FLÁVIO DINO 33,0% 60% 53,0%
ROSEANA SARNEY 36,9% 28% 24,7%
EDUARDO BRAIDE 4,4%
ROBERTO ROCHA 9,1% 7% 2,2%
MAURA JORGE 5,0% 5% 1,2%

 

Confira a avaliação que a população faz do governo de Flávio Dino

Aprova ou não aprova o governo de Flávio Dino? Veja o resultado:

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação