Pesquisa revela que população de São Luís está satisfeita, aprova gestores, mas quer mudanças

0
589

Prever mostra que população pretende eleger candidato da oposição

AQUILES EMIR

A população de São Luís está satisfeita com o modo de vida que leva na cidade, aprova os seus gestores, mas quer mudanças. É o que revela a pesquisa do Instituto Prever divulgada neste domingo (04), que aponta o deputado federal Eduardo Braide (Podemos), como líder nas intenções de votos, com grandes chances de vencer ainda no primeiro turno.

Para a pergunta “como você diria que se sente com relação a vida
que vem levando hoje?”, formulada antes da indagação sobre a preferência pelos candidatos, o instituto obteve as seguintes respostas:

  • Muito satisfeito – 5,5%
  • Satisfeito – 73,4%
  • Insatisfeito – 18,6
  • Muito insatisfeito – 1,3%
  • Não sabem ou não responderam – 1,2%

Apesar deste sentimento de satisfação da maioria, a população está inclinada a votar num candidato de oposição ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e ao governador Flávio Dino (PCdoB). Eduardo Braide tem a preferência de 45,2% do eleitorado, votação que, com a extração de votos nulos e abstenção, lhe daria vitória no primeiro turno.

Indagados quanto à opção de escolha dos candidatos, 64,9% disseram que esta é a sua decisão final, ou seja, dificilmente mudarão o voto, enquanto 32,3% dizem que ainda podem mudar. Não sabem ou não quiseram responder,somam 2,8%.

Edivaldo é bem avaliado por 68,3%, mas não deve eleger o sucessor, segundo pesquisa Prever

Governantes – Quanto aos governantes, o governador Flávio Dino (PCdoB) é o mais bem avaliado. Para 43,7%, ele é bom gestor e 9,6% acham ótimo. Os que o consideram regular são 28,8%, mas 6,6% o consideram ruim e 10,4% péssimo, enquanto somente 0,9% não souberam ou não quiseram opinar. Na soma de regular, bom e ótimo, a nota de Flávio Dino é 82,1%.

Já a avaliação do prefeito Edivaldo é de 4,7% para ótimo. Os que consideram boa sua gestão são 26,7% e o consideram regular, 36,9%, mas 11,5% o consideram ruim e 18,7% péssimo, enquanto 1,5% não souberam ou não quiseram opinar. Na soma de regular, bom e ótimo, a nota do prefeito é de 68,3.

O presidente Jair Bolsonaro é ótimo para 8,1%, bom por 17,3%, avaliado regular por 37,1%, ruim por 9,6% e péssimo, por 26,3%. Não souberam ou não quiseram opinar, 1,6%. Na soma de ótimo, bom e regular, Bolsonaro tem nota de 62,5%.

A pesquisa foi realizada por Prever – Pesquisas e Consultoria Ltda. Registro no TSE: MA-02136/2020 – Contratada por: Farol Comunicação e Marketing Eireli, realizada de 30 de setembro a 03 de outubro de 2020 com 1.011 entrevistados. A margem de erro é 3% para mais ou para menos, intervalo de confiança: 95%.

 

Fonte: Brasil 61

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação