Pesquisa TIM no Maranhão aponta que maternidade é barreira para o trabalho

12

Levantamento feito por meio da plataforma TIM Ads

Pesquisa conduzida pela TIM no Maranhão, por meio da sua plataforma de pesquisas, mostrou que 81% das pessoas entrevistadas perderam (26%) ou conhecem alguém – familiar (29%) ou amigas (26%) – que perdeu uma oportunidade de emprego por ser mãe. O levantamento alcançou 807 clientes de planos pré-pagos, que responderam voluntariamente as questões.

Somente o fato de ser uma mulher também já afasta empregadores: 79% relatam não ter conseguido um trabalho por isso. Nesse contexto, projetos como o Mulheres Positivas são essenciais para ampliar a empregabilidade das brasileiras.

A TIM lidera, desde 2021, o ecossistema em torno do app de mesmo nome – criado pela empresária Fabi Saad – que já conta com mais 200 empresas parceiras oferecendo cursos gratuitos de capacitação e oportunidades de trabalho para mulheres. O aplicativo é gratuito e sem consumo do pacote de dados para clientes da operadora.

O levantamento mostra ainda que 65% das pessoas respondentes admitiram ter experimentado ou testemunhado casos de machismo. Entretanto, evidenciando uma mudança de percepção social, 52% acreditam que o respeito às mulheres está crescendo, 30% afirmam que permanece inalterado e 12% observam uma diminuição.

A pesquisa foi aplicada no mês de janeiro pelo TIM Ads, que concede bônus para navegação na internet em troca de respostas. Os dados dos usuários são mantidos em sigilo e apenas o resultado final é publicado. Leonardo Siqueira, diretor de data monetization da operadora, enfatiza a importância da plataforma para auxiliar a empresa em iniciativas:

“Criamos esse tipo de pesquisa com nossa base de clientes porque queremos estar alinhados com as mudanças sociais que precisam acontecer no país. A plataforma TIM Ads consegue se comunicar com os consumidores e, consequentemente, fornecer dados precisos e importantes sobre questões relevantes para a sociedade”, reforça.

Sobre a TIM – “Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui