Pesquisadores da UFMA e UFRJ lançam livro sobre o processo de desenvolvimento da Amazônia Oriental

1

Lançamento será na próxima quarta-feira

Na próxima quarta-feira (19), às 16h, ocorre, no Auditório Mário Meireles, localizado no Centro de Ciências Humanas (CCH), o evento de lançamento da coletânea Cadeias globais de valor, trabalho e agricultura familiar na Amazônia Oriental Brasileira, realizada pelos pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fruto de mais de duas décadas de parceria e estudos entre as duas instituições. Organizado por Marcelo Sampaio Carneiro (UFMA) e José Ricardo Ramalho (UFRJ), o conglomerado de trabalhos traz reflexões e acentua o debate sobre desenvolvimento amazônico e políticas públicas.

O professor do curso de Sociologia e Antropologia da UFMA, Marcelo Sampaio Carneiro, pondera acerca das temáticas apresentadas. O docente destaca que essas atividades econômicas já são comuns na Amazônia Oriental e levanta a preocupação sobre os impactos ambientais que a siderurgia e o setor de celulose podem causar nessa região.

“Essas atividades (pecuária, celulose e agricultura familiar) são todas praticadas na Amazônia brasileira, em específico, o local, esse que chamamos de Amazônia Oriental – região oeste do Maranhão, sul-sudeste do Pará e norte do Tocantins. É uma preocupação ecológica: Que tipos de efeitos a atividade siderúrgica, o reflorestamento de eucalipto, produção de papel e celulose, acarretam ao meio ambiente?”, questiona.

A coletânea é composta por quatorze capítulos envolvendo vinte pesquisadores, organizada em duas partes, sendo a primeira uma cadeia de valores sobre o desenvolvimento da siderurgia na região amazônica, e, na segunda parte, há o enfoque na questão do desenvolvimento pecuário, produção de celulose e governança do desmatamento.

Ciências sociais – A maioria dos autores presentes na obra tem formação no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc) da UFMA, destacando assim os frutos do incentivo acadêmico na instituição.

A professora do curso de Comunicação da UFMA Flávia Moura integra o livro e faz o convite ao público para o lançamento e medita sobre as questões abordadas.

“Convido a todos para fazer a leitura e compreender a importância desses movimentos sociais, do fortalecimento de políticas públicas e o enfrentamento ao trabalho escravo no Maranhão”.

O capítulo da docente centraliza como abordagem principal os direitos humanos.

A ocasião de lançamento contará com a venda de exemplares físicos e com a presença de autores e organizadores, tendo abertura para autógrafos e explanação do processo de construção do promissor trabalho feito pelos pesquisadores maranhenses e cariocas.

A coletânea “Cadeias globais de valor, trabalho e agricultura familiar na Amazônia Oriental Brasileira” demarca o sucesso da junção acadêmica de mais de vinte anos entre docentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ilustrando a celebração ao trabalho científico e o compromisso com o corpo universitário e civil. A obra é um especial presente dos pesquisadores e das universidades para o debate social e ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Demonstre sua humanidade: 2   +   4   =