
Simpatizantes do ex-presidente Lula prometem para esta quarta-feira (13) mais um ato de ocupação da capital paranaense, Curitiba, para um protesto contra o que consideram “campanha jurídica-política-midiática” para condenar e prender o petista. Segundo o Partido dos Trabalhadores, Lula vai prestar novos depoimento ao juiz Sergio Moro “e vai responder a todos os seus acusadores, inclusive os absurdos que lhe foram imputados pelo ex-ministro Palocci“.
Segundo o PT, Lula será recebido e acompanhado na capital paranaense por uma nova Jornada de Luta pela Democracia, um ato pela democracia e em solidariedade ao ex-presidente e de denúncia da perseguição e do caráter político da Operação Lava Jato. A jornada é organizada por militantes e as entidades Frente Brasil Popular, Fórum de Lutas 29 de Abril e Frente Resistência Democrática (FRD).
No primeiro depoimento de Lula a Sergio Moro, no dia 10 de maio, os movimentos também organizaram uma jornada com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre os ataques à democracia e sobre a importância de defender as conquistas do povo brasileiro, além de prestar apoio ao ex-presidente.
Após passar cinco horas prestando depoimento ao juiz, Lula foi ovacionado por milhares de pessoas na praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, onde discursou rapidamente.
O principal ato político da Jornada acontece na Praça Generoso Marques (próximo à Catedral), no centro de Curitiba.
Confira a programação completa:
- 15h – Atividades culturais
- 17h – Lançamento do livro: “Comentários a uma sentença anunciada: o processo de Lula”, organizado por um grupo de professores e operadores do Direito, que evidencia os abusos e inconsistências no processo contra Lula.
- 18h– Ato de solidariedade ao ex-presidente (com a presença de Lula)
(Com informações do PT)
