Plataforma Sesi Viva+ facilita gestão de segurança e saúde nas empresas

0
705

Pesquisa do Serviço Social da Indústria (Sesi) mostra que 71,6% das indústrias brasileiras estão dando prioridade à gestão de segurança e saúde dos trabalhadores e, para 76,4% dos entrevistados, o grau de atenção da indústria brasileira ao tema deve aumentar nos próximos anos. A crescente preocupação com o tema tem se convertido em redução dos acidentes no Brasil.

Dados da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda apontam que o número de acidentes de trabalho por grupo de 10 mil profissionais caiu mais de 25% entre 2007 e 2016 – de 137,8, em 2007, para 103,0, em 2016.

Com o objetivo de apresentar um canal que reúne em ambiente único um conjunto de ferramentas, desde programas especializados, campanhas, conteúdos técnicos e canais de relacionamento para gestores da indústria implementarem ações de  melhoria da gestão de SST e de estímulo à construção de um ambiente seguro e saudável, foi lançado oficialmente no Maranhão, na Casa da Indústria, em São Luís, o Sesi Viva+ (https://www.sesivivamais.com.br/main), a nova plataforma online do Serviço Social da Indústria (Sesi) facilitará o acesso a informações e a tomada de decisões sobre investimentos em segurança e saúde dos trabalhadores na indústria.

“O Sesi Viva+ é uma plataforma única e exclusiva voltada para a gestão de SST. Nesse primeiro momento estamos com o olhar voltado para a questão ocupacional por conta da principal dor das empresas hoje que é o eSocial. A plataforma vai crescer e a ideia é que seja uma ferramenta útil tanto para as empresas, para os trabalhadores para fazer gestão de SST, com um olhar de redução de custos, de doenças e de redução de afastamento dos trabalhadores”, destacou a gerente de Segurança e Saúde no Trabalho do Departamento Nacional do SESI, Katyana Aragão Menescal que fez a apresentação da plataforma para os empresários e gestores maranhenses  que participaram da ação.

Com a plataforma, as empresas poderão fazer sua gestão de SST antes de enviar para o eSocial. A plataforma é suportada por um sistema de produção, de operação que faz os programas legais exigidos pelo governo e possibilita uma segurança jurídica maior, ao possibilitar ao gestor fazer uma criticidade dos dados que são encaminhados para o governo.

“O Sesi assume mais um trabalho e está preparado para isso. Essa ferramenta dá condições ao empresário de uniformizar as informações para o governo e para seu próprio trabalho de gestão da empresa”, destacou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e o diretor Regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Edilson Baldez da Neves.

Para o diretor de Operação do Departamento Nacional do SESI, Paulo Mol, que veio exclusivamente a São Luís para o lançamento da ferramenta, esse momento apresenta um novo posicionamento da entidade junto ao mercado.

“Estamos falando de um reposicionamento do Sesi no foco da saúde e na segurança do trabalhador, uma das missões do SESI que já tem mais de 70 anos de atuação e continua fazendo um trabalho importante. Um trabalhador saudável é importante para a empresa e para a família. Hoje, depois da folha de pagamento, os custos de saúde e segurança passaram a ser a segunda maior rubrica dentro de uma empresa. Gerir a saúde e segurança do trabalhador é fundamental para a saúde financeira da empresa!”, enfatizou Mol.

“Eventos como esse servem de alerta para as empresas e para os empresários sobre o eSocial. Cada ação que participamos do Sesi sobre o eSocial amplia o nosso conhecimento. Esse deu um leque maior com a plataforma que a gente pretende utilizar e o prazo para se adequar.  Já tínhamos feitos outros orçamentos com outros sistemas, mas a plataforma do SESI é a mais completa e que arremata todos os pontos que precisamos tanto de SST como de RH para a empresa”, finalizou a superintendente de produção da Granorte  S/A, Ana Paula Vieira Silva.

Conheça sete motivos para que sua empresa tenha o Sesi Viva+:

  1. Gestão do eSocial – O Sesi Viva+ prepara e apoia empresas no atendimento às questões relativas à SST no eSocial – sistema que comunica ao governo, de forma unificada, informações sobre saúde e segurança dos trabalhadores. O Sesi fornecerá às empresas um sistema com todos programas legais parametrizados conforme exigências do eSocial, englobando módulos como higiene ocupacional, ergonomia, análise de riscos, saúde e segurança no trabalho.
  2. Gestão de segurança e saúde no trabalho – O Sesi Viva+ fornece painéis de indicadores para apoiar gestores empresariais em decisões relativas a ações prioritárias de segurança e saúde no trabalho. Com essa ferramenta, é possível identificar riscos legais e processos de segurança e saúde no trabalho e perfis de saúde e estilo de vida do trabalhador para melhorar a gestão de segurança e saúde no trabalho.
  3. Gestão dos afastamentos de trabalhadores (FAP) – Por meio do Sesi Viva+, será possível fazer uma melhor gestão dos afastamentos por doenças e acidentes de trabalho e monitorar os indicadores que impactam no Fator Acidentário de Prevenção (FAP), índice que integra cálculo de contribuição de incidência de afastamentos acidentários sobre a folha de pagamento das empresas.
  4. Gestão de segurança e saúde no trabalho para cadeia de fornecedores -Na plataforma Sesi Viva+, indústrias podem acompanhar a gestão de segurança e saúde no trabalho de seus fornecedores, já que têm responsabilidade subsidiária em relação a empregados terceirizados. Contarão com sistema de gestão em segurança e saúde no trabalho integrado que terá dados e informações sobre cumprimento de requisitos legais e qualificação e avaliação de fornecedores. A partir daí, será possível monitorar a qualidade e a necessidade de capacitação e aperfeiçoamento da gestão de segurança e saúde na cadeia de fornecedores.
  5. Gestão de conteúdos técnicos – Empresas podem usar a plataforma do Sesi Viva+ para armazenar e compartilhar com trabalhadores conteúdos técnicos de segurança e saúde no trabalho, como políticas da empresa, procedimentos de SST, informes diários de segurança, vídeos de capacitação e sensibilização e informações sobre campanhas de SST. Além disso, a ferramenta disponibiliza conteúdos personalizados que ajudam trabalhadores e empresas a superarem seus principais desafios relacionados à adoção de hábitos mais saudáveis e à segurança e saúde no trabalho. Entre os quais estão dados sobre a saúde dos trabalhadores, notícias e artigos para melhorar a gestão de SST e estimular os  trabalhadores a criar hábitos saudáveis.
  6. Canal de relacionamento entre indústria e trabalhadores – Canais web personalizados permitem que empresas e trabalhadores interajam para superar seus principais desafios relacionados à segurança e saúde no trabalho e adoção de hábitos mais saudáveis. Para isso, o Sesi Viva+ disponibiliza redes sociais para interação entre empresa e empregados. Nesses espaços, há trocas de experiências, dicas e notificações importantes, como de campanhas de saúde que mobilizam toda a empresa.
  7. Promoção da saúde e prevenção de doenças – Com o Sesi Viva+, será possível desenvolver modelos para identificação e monitoramento de trabalhadores com doenças crônicas não-transmissíveis, como doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes e câncer. Para desenvolver medidas de redução de custos com planos de saúde, serão produzidos estudos epidemiológicos a partir de dados da operadora de saúde suplementar da empresa.
Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação