PoderData reduz para cinco pontos distância de Lula para Jair Bolsonaro, que era nove em março

489

Candidatos estariam no limite do empate técnico

AQUILES EMIR

A Pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (13) apresentou a menor diferença entre o ainda líder nas intenções de voto, o ex-presidente Lula (PT), e seu principal concorrente, o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Seriam apenas cinco pontos, já que o petista estaria com 40% e o liberal com 35%.

Considerando que a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, os dois podem estar no limite do empate técnico, já que Lula vai de 38% a 42% e Bolsonaro, de 33% a 37%.

No último levantamento do mesmo instituto, divulgado dia 30 de março, a distância encolheu quatro pontos, pois Lula registrava 41% e Bolsonaro, 39%, ou seja, nove pontos.

O atual levantamento foi realizada de 10 a 12 de abril de 2022. Nesta rodada, o PoderData retirou o nome do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil) da lista de pré-candidatos testados e a saída de Moro do páreo teria favorecido Bolsonaro, que variou três pontos para cima em 15 dias, enquanto Lula oscilou um para baixo.

As pontuações dos demais candidatos é a seguinte:

  • Ciro Gomes (PDT) – 5%
  • João Doria (PSDB) – 3%
  • André Janones (Avante) – 3%
  • Simone Tebet – 2%
  • José Maria Eymael – 1%
  • Luiz Felipe d´Ávila (Novo), Péricles, Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram.

O PoderData diz que realizou a pesquisa com recursos próprios. Foram 3 mil entrevistas em 322 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-00368/2022.

(Com informações do Poder360)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui