CONVERSA FRANCA
Polícia no cumprimento do dever?
Num dos estados onde o presidente Jair Bolsonaro é mais rejeitado, o Maranhão, não faltam críticas a seu governo sempre que ocorrem desvios de condutas de servidores públicos que atentem contra os direitos humanos. E a morte de Genivaldo, após uma abordagem de policiais rodoviários federais, em Sergipe, foi uma delas, e não faltou gente para comparar os métodos com as práticas adotadas nas câmaras de gás nos campos de concentração nazistas.
Em sua defesa, os agentes da PRFs dizem ter agido dentro dos procedimentos normais de policiamento, e aí o caldo engrossou, com as acusações mais graves, não apenas contra a corporação, mas até ao chefe do Poder Executivo Federal.
Nesta terça-feira (07), saiu a condenação do Governo do Estado e da Prefeitura de Barra do Corda, pela morte de um comerciante, em 2017, ou seja, um ano antes da eleição que deu vitória ao governo que “implantou as práticas mais violentas” que se tem conhecimento, os argumentos da polícia são os mesmo.
Segundo notícias do Tribunal de Justiça, em sua defesa, “O Estado argumentou que os policiais agiram no exercício do poder de polícia e, portanto, no estrito cumprimento do dever legal”.
Falta apenas a entrada em campo dos ativistas de direitos humanos para comparar os argumentos, mas ninguém conte com isto.
Lahesio vai à Fiema
Apontado como a grande surpresa da disputa pelo Governo do Estado este ano, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes Lahesio Bomfim começa a entender a necessidade de se aprofundar mais sobre os problemas econômicos do Estado para falar com mais propriedade sobre desenvolvimento.
Nesta quarta-feira (08), ele participara de um debate com empresários na Federação das Indústrias dos Maranhão (Fiema). Quer conhecer o pensamento do setor produtivo, e dizer o que pensa fazer nessa área.
Educação preocupa
Divulgado pelo Senai Maranhão, levantamento do IDados Consultoria, que realizou um diagnóstico sobre a Educação do Maranhão, revela que o estado tem uma situação preocupante no que diz respeito a evasão escolar, sendo o terceiro pior do país nesse quesito, e isto deve se agravar com as consequências das medidas para enfrentamento da pandemia. Segundo o levantamento, as perdas progressivas de alunos no Ensino Médio no primeiro anos ano, chegam a 11,2%; no segundo ano beiram 10,1%; e no terceiro, 7%.
Corredor Centro Norte-Norte
A Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte (Adecon) e Porto do Itaqui, realizou o XXXIV Encontro Do Corredor Centro-Norte no Salão Nobre da Federação.
Segundo o presidente da Adecon, Roland Klein, o objetivo do evento foi trazer ao Maranhão representantes da cadeia produtiva do agronegócio para conhecer o complexo logístico compreendido pelo Porto do Itaqui e as ferrovias Norte-Sul e Carajás.
PERGUNTAR NÃO OFENDE
O que foi mesmo que o ex-governador Flávio Dino prometeu para recuperar a Lagoa da Jansen quando ainda estava no primeiro governo, alguém lembra?
Duplo feriado
Quarta-feira 29 de junho está na lista dos feriados municipais de São Luís, portanto as empresas são obrigadas a fechar, mas há um bairro em que serão cumpridos dois dias de folga, o João Paulo, pois com o desfile de Bumba-meu-boi, em homenagem a São Marçal, os estabelecimentos comerciais da área abrirão na quinta-feira seguinte.
PENSANDO BEM…
Num evento à distância porque está com covid-19, nesta segunda-feira (06), o ex-presidente Lula (PT) aconselhou os negros a votarem com mais consciência. Será que o presidente ficaria feliz se em nome dessa consciência o povo negro em ee votar para ele, que é branco, optassem por Vera Lúcia, do PSTU, única mulher negra a disputar a Presidência da República?
Doação de roupas
O Instituto CCR e a CCR Aeroportos, em parceria com a ONG Gerando Falcões, iniciaram, sexta-feira (03), a Campanha Gerando Novos Caminhos.
A iniciativa, que se realiza no Aeroporto de São Luís e nos demais 16 aeródromos administrados pela companhia no Brasil, tem por objetivo estimular a doação de roupas em bom estado por passageiros que embarcam ou estão em conexão nos aeroportos. As caixas onde podem ser deixadas as doações são distribuídas pelo aeródromo e as peças podem ser deixadas até 31 de junho.
Investimentos da MRV
Com crescimento de vendas no primeiro trimestre deste ano, a MRV anuncia lançamentos de mais de 2 mil unidades residenciais nos próximos meses no Maranhão e inaugura o Centro de Experiência para melhor atender os clientes no estado.
A construtora obteve um crescimento de 65% em vendas no primeiro trimestre deste ano no mercado local, se comparado ao mesmo período de 2021. Com o resultado, e o mercado aquecido no estado, a empresa se sente motivada a investir mais no mercado local.