Empossado conselheiro, Marcelo Tavares diz que TCE pode tornar Maranhão um estado mais justo

0
283

Ex-deputado assume vaga com aposentadoria de Nonato Lago 

Em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (02), foi empossado como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) o ex-deputado estadual e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado Marcelo Tavares. Ele passa a ocupar a vaga aberta com a aposentadoria compulsória de Raimundo Nonato Lago.

Em formato semipresencial, a sessão ckntou com as presenças dos conselheiros Caldas Furtado, Álvaro César e Jorge Pavão; do conselheiro substituto Osmário Guimarães e dos procuradores de Contas Jairo Cavalcanti Vieira e Douglas Paulo da Silva. Os demais integrantes da Corte de Contas participaram da cerimônia remotamente.

Também participaram da sessão o ex-conselheiro Nonato Lago; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, e do secretário de Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, este representando o governador Flávio Dino.

A saudação ao novo conselheiro foi feita pelo decano do TCE, conselheiro Raimundo Oliveira. Em sua fala, destacou as atribuições do TCE. “Em sintonia com diretrizes nacionais, temos procurado nos colocar, menos como um órgão punitivo – sem abrir mão dessa prerrogativa -, e mais como um órgão que não mede esforços para orientar a gestão pública em benefício da sociedade, conforme expressa claramente a nossa Missão. Nesse esforço se inclui a dimensão pedagógica da atuação do TCE e o estímulo ao controle social, por meio do controle das ferramentas de transparência e do diálogo permanente”, disse ele.

Vários outros membros do Pleno, incluindo o procurador-chefe Jairo Cavalcanti, se manifestaram na recepção ao novo colega, sempre em um tom de acolhimento, desejando sucesso nas novas funções e destacando os desafios do controle externo nos dias atuais.

Marcelo Tavares presta juramento como conselheiro do Tribunal de Contas

Em seu discurso de posse, Marcelo Tavares reafirmou a disposição de colocar sua experiência de vida pública a serviço do Tribunal, para ele um órgão cujas atribuições têm um grande papel decisivo a desempenhar no sucesso das políticas públicas e na construção de um Maranhão socialmente mais justo.

Encerrando a sessão, o presidente Washington Oliveira falou das expectativas com a chegada do novo membro.

“Todos somos diariamente convocados a dar o melhor de nossa experiência, conhecimento e espírito público, e com o Dr. Marcelo Tavares não será diferente. Esta casa conta com essas qualidades para fazer frente a seus enormes desafios. Seja muito bem-vindo, conte com o apoio de todos nós”, declarou.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação