Lamachia diz que recorrerá da decisão do ministro Alexandre de Moraes

756

AQUILES EMIR

Em São Luís, onde participou na noite desta quarta-feira (23) da abertura de um evento voltado para advogados, promovido pela secional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), o presidente da Ordem Nacional, Cláudio Lamachia, anunciou que irá recorrer da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que negou mandado de segurança para obrigar o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a analisar o pedido de impeachment  do presidente Michel Temer apresentado pela entidade.

Segundo Lamachia, o presidente da Câmara tem sim a prerrogativa de abrir ou não a investigação contra o presidente da República, porém não tem o direito de não se pronunciar sobre o pedido apresentado em 25 de maio pela OAB, tendo como base a gravação de conversa entre Temer e o empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, na qual ficam suspeitas de que tratavam de assuntos não republicanos.

Alexandre de Moraes negou o pedido da OAB para obrigar Câmara dos Deputados a iniciar investigação contra o presidente Michel Temer

Para o advogado, três meses são mais que suficientes para que Rodrigo Maia tivesse tomado uma decisão, qualquer uma que fosse, de acordo com o seu entendimento, mas o seu silêncio vai contra os interesses da OAB, autora do pedido, dos 516 deputados que compõem a Câmara e da sociedade brasileira. Diante desta situação, disse que não terá outra alternativa senão pedir a apreciação do seu pedido ao pleno do STF.

A OAB alegou no pedido ao Supremo que a demora de Maia em processar o pedido representa “ato ilegal e omissivo”, ainda que a Constituição garanta ao presidente da Câmara a prerrogativa de fazer uma análise prévia sobre a aceitação de pedidos de impeachment do presidente da República e não estipule prazo para isso.

Quanto à decisão do ministro, ele disse não irá se pronunciar, seguindo aquela máxima de que decisão judicial não se questiona, cumpre-se e recorre-se.

Lamachia também se pronunciou sobre a reforma política em debate no Congresso Nacional. Ele disse que sua entidade é contra o Distritão, pois defende o voto distrital misto, e contra também o fundo eleitoral bilionário com verba pública, bem como a ideia surgida no Senado de um fundo com financiamento privado.

Para o presidente da Ordem, os partidos poderiam bancar suas campanhas com o fundo partidário ou com contribuições de pessoas físicas, a exemplo do que ocorreu na eleição municipal do ano passado, segundo ele, uma das mais limpas que o Brasil já teve, pois nem mesmo sujeira de papel houve, já que os candidatos estavam com seus gastos de propaganda limitados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui