Pesquisa Escutec indica que apenas Duarte ou Neto pode disputar segundo turno com Braide

611
Neto Evangelista e Duarte Júnior estão rigorosamente empatados no segundo lugar com 17% (foto do blog Jorge Aragão)

Em ambos cenários de segundo turno, o deputado Braide venceria com facilidade qualquer um dos adversários

AQUILES EMIR

Uma nova pesquisa sobre intenções de voto para prefeito de São Luís, realizada pelo Instituto Escutec e divulgada pelo jornal O Estado do Maranhão, nesta quinta-feira (29), aponta para um segundo turno, pois nem mesmo pela margem de erro o primeiro colocado, Eduardo Braide (Podemos), atingiria mais de 50%. Ao contrário do levantamento realizado pelo Instituto Prever, divulgado pela TV Guará, que previa empate técnico entre três candidatos, esta pesquisa admite a possibilidade de apenas dois brigarem pela segunda colocação.

De acordo com os números, Eduardo Braide (Podemos) lidera com 40% da preferência do eleitorado; em segundo, aparece Duarte Júnior (Republicanos), com 19%, seguido por Neto Evangelista (DEM), com 15%; Rubens Júnior (PCdoB), com 8%; Bira do Pindaré (PSB), com 3%; Jeisael Marx (Rede Sustentatibilidade) e Yglésio Moisés (PROS), com 2%; e os demais – Professor Franklin (PSOL), Silvio Antônio (PRTB) e Hertez Dias (PSTU) – somam 1%.

Os que não votariam em nenhum desses candidatos somam 6% e os que ainda não sabem em que votar ou não quiseram responder, 4%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de outubro, o seu registro no TSE tem o número 0722/2020, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e a margem de confiança é de 90%.

Votos válidos – Ainda de acordo com os números do Escutec, levando-se em conta apenas os votos válidos, Braide tem 45%; Duarte, 21%; Neto, 17%; Rubens, 9%; Bira, 3%; Jeisael, 2%; Yglésio, 2%; e os demais somam 2%.

O instituto traçou dois cenários de segundo turno e em ambos, Eduardo Braide ganharia com folga. Contra Duarte, a vitória seria de 52% a 34%, e contra Neto Evangelista, 54% a 28%. Numa disputa entre Braide e Duarte, 8% não votariam em nenhum e contra Neto, a rejeição a ambos sobe para 11%.

O Escutec mediu ainda a rejeição do eleitorado aos candidatos. Bira do Pindaré é o mais rejeitado, com 22%; Eduardo Braide vem em segundo lugar com 15%; Duarte Júnior e Neto Evangelista empatam em 10%; Rubens Júnior aparece 9%; Jeisael Marx, com 8%; Yglésio Moises, com 5%; Sílvio Antônio tem 2%; e Hertez Dias empata com Professor Franklin, com 2%.

(Com informações de O Estado do Maranhão)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui