Ministro do TRT recebe Medalha Cândido Mendes no Tribunal de Justiça do Maranhão

0
111

Guilherme Caputo é distinguido pelo Poder Judiciário

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) homenageou, nesta terça-feira (05), o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Guilherme Caputo Bastos, corregedor-geral da Justiça do Trabalho, com a concessão da Medalha Especial Cândido Mendes, a mais alta comenda do Poder Judiciário maranhense. O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, disse que é uma homenagem mais que merecida.

“O ministro Caputo Bastos tem, ao longo de sua carreira jurídica, demonstrado dedicação, esforço e contribuído no aprimoramento das instituições da Justiça. E a Justiça do Trabalho, que ele aqui também representa, tem feito um papel extraordinário e pioneiro em todo o Poder Judiciário, servindo de laboratório para as inovações no campo do processo e da própria transformação digital dos serviços prestados pela Justiça. Muitos dos nossos procedimentos judiciais foram testados na Justiça do Trabalho, a exemplo dos métodos de conciliação”, comentou.

Paulo Velten disse, ainda, que o ministro Caputo Bastos, hoje corregedor-geral da Justiça do Trabalho, tem uma vida inteira dedicada ao estudo, ao aprimoramento profissional e ao engrandecimento da Justiça Brasileira.

“O Tribunal de Justiça faz uma homenagem devida. A concessão da medalha já havia sido aprovada pelo Pleno, em 2018, e agora aqui, na sua vinda ao Maranhão, é uma oportunidade mais do que justa e adequada para fazermos a entrega desta, que é a nossa maior comenda”, concluiu.

Paulo Velten também entregou ao ministro Caputo Bastos e ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-16ª Região), desembargador Francisco José de Carvalho Neto, o livro “O Tribunal de Justiça do Maranhão: Crônica ligeira escrita em comemoração de seu bicentenário” e a Medalha Comemorativa dos 200 Anos do Tribunal de Justiça.

Homenagem – Caputo disse que a homenagem é a todo o TRT-MA . “Tenho certeza que esse reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo. É uma grande homenagem que o Poder Judiciário do Maranhão presta à Justiça do Trabalho. É ver que a Justiça do Trabalho está cumprindo sua missão, sobretudo nessa boa relação com os poderes do Estado”, frisou.

A “Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes” foi criada pela Resolução nº 56, de 23 de outubro de 2013, em reverência ao grande jurista maranhense que se notabilizou pelos estudos jurídicos em defesa das fronteiras do país. É concedida pelo Tribunal de Justiça a desembargadores, conselheiros do Conselho Nacional de Justiça, governador, ministros de tribunais superiores, ministros de estado, senadores e presidente da República.

Participaram da solenidade os desembargadores Ricardo Duailibe (vice-presidente do TJMA), Marcelino Everton (2º vice-presidente), Vicente de Paula, Ronaldo Maciel, desembargadora Sônia Amaral, desembargadores e desembargadoras do TRT – 16ª Região e juízes.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação