Mulheres aumentam participação na Câmara Municipal de São Luís

414
O presidente Osmar Filho com as atuais vereadores Bárbara Soeiro e Concita Pinto (foto Câmara SLZ/divulgação)

Presença feminina no parlamento municipal é baixa

AQUILES EMIR

A Câmara Municipal de São Luís terá na sua nova composição, para a legislatura de 2021 a 2026, duas mulheres a mais do que atualmente, o que significa um aumento de 66,6%. O número, apesar de um avanço expressivo, ainda está muitos aquém do que almejam os movimentos por uma maior participação feminina na política.

O aumento significa que haverá uma participação feminina de 16,1%, o que poderá aumentar, dependendo de quem do Coletivo Nós será escolhido para assumir a cadeira do grupo.

O conjunto de vereadores petistas é formado por pessoas dos dois gêneros, mas só terá assento e eles não podem se alternar, já que a suplência segue o critério de votação pelos eleitores.

Atualmente ocupam cadeiras na Câmara de São Luís as vereadoras Fátima Araújo (PCdoB), Concita Pinto (PCdoB) e Bárbara Soeiro (PSC), o que corresponde a menos de 10% do plenário.

Na eleição deste domingo (15), foram eleitas Karla Sarney (PSD), Silvana Noely (PTB) e Rosana da Saúde (Republicanos), além de Concita Pinta e Fátima Araújo, que foram reconduzidas.

A bancada feminina dobraria e passaria a representar perto de 20% caso a vereadora Bárbara Soeiro tivesse se candidato à reeleição, porém ela preferiu abrir mão de um novo mandato em troca da eleição do filho, o odontólogo Otávio Soeiro.

Saiba quem são as mulheres que vão compor a Câmara de São Luís a partir de janeiro de 2021:

  • Concita Pinto – Empresária, sócia da Liman Limpeza e Manutenção Ltda, onde detém 30% de participação.
  • Fátima Araújo – Líder comunitária
  • Silvana Noely – Diretora do Ateliê Academia de Dança e da Cia. Ateliê e idealizadora do Projeto VEM
  • Karla Sarney – Advogada
  • Rosana da Saúde – Técnica em Enfermagem e capelã hospitalar

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui