Sondagem junto a investidores aponta Dória como preferido para presidente

769

Sondagem realizada pela XP Investimentos, uma das maiores corretoras de investimentos do Brasil, com 168 investidores institucionais e 400 assessores de investimentos, indica que o prefeito de São Paulo, João Dória Júnior (PSDB), é o preferido para suceder Michel Temer (PMDB).

De acordo com os números, Dória é o preferido dos entrevistados, aparecendo com 42% das intenções de votos, seguido do governador paulista, Geraldo Alckmin, também do PSDB, que tem 38%. Apenas 6% dos entrevistados manifestaram simpatia pela candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vindo em seguida Marina Silva (Rede), com 3%; deputado federal Jair Bolsonaro (PEN), com 3%; e senador Álvaro Dias (Podemos), com 2%.

Como alternativa a esses nomes, os entrevistados sugerem para presidente do Brasil, Luciano Huck (13%), Henrique Meirelles (13%), Joaquim Barbosa (13%), Bernardinho (11%), Fernando Haddad (9%), Ciro Gomes (7%), Rodrigo Maia (7%), Eduardo Paes (5%), Sérgio Moro (5%), Aécio Neves (5%), Carmen Lúcia (5%) e Roberto Setúbal (5%). No final da lista, com modestos 2%, aparece Michel Temer.

A XP fez também fez uma sondagem em seus escritórios afiliados e nesta o prefeito paulistana aparece com 61% das manifestações dos que acham que ele será o vencedor, vindo em seguida Geraldo Alckmin com 12%. Outra diferença é sobre Jair Bolsonaro. Nesta sondagem, ele está em terceiro lugar, com 15%, e o ex-presidente Lula é o quarto, com 5%. Em seguida, Álvaro Dias, 3%; Marina Silva; 1%; Ciro Gomes, 1%.

Ibovespa – De acordo com os entrevistados, se Alckmin fosse eleito, 88% acreditam que o Ibovespa subiria do patamar atual. Atualmente, o Ibovespa – considerado o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo – fecha o dia em torno de 65 mil pontos. A maioria deles também opina que, com o atual governador paulista na Presidência, o real se valorizaria em relação ao dólar, abaixo de três reais para um, cenário que favorece importadores, sobretudo, e prejudica a exportação brasileira e desestimula a produção nacional.

Com Doria, a previsão é ainda mais otimista: 94% sonham com o Ibovespa do atual, e 75% acreditam na valorização do câmbio brasileiro.

Com Lula presidente, somente 3% acreditam que o Ibovespa poderia passar dos 70 mil pontos. A maioria estima o índice entre 55 mil e 40 mil pontos. Segundo a pesquisa, 8% acham que o Ibovespa poderia ficar entre 55 e 60 mil pontos, número ainda abaixo do atual.

Para metade dos investidores (50%), se Lula fosse eleito em 2018, o real estaria cotado entre 3,90 e 4,10 diante do dólar. Quanto ao Ibovespa, a perspectiva é negativa também num eventual governo de Marina Silva – 76% acham que o índice recuaria do patamar atual. Quanto ao dólar, 75% indicaram que o câmbio brasileiro se desvalorizaria.

A XP diz que o objetivo da sondagem é “fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento” e alerta que “não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório”.

(Com dados do Brasil247)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui