Temer acata sugestão de Zé Reinaldo para criar comissão de congressistas para tratar do CLA

813
O Presidente Michel Temer em recente visita ao Centro de Lançamento de Alcântara, que será cedido aos Estados Unidos

Michel Temer conheceu centro de comando e controle da unidade

Na visita ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), nesta quinta-feira (05), o presidente Michel Temer acatou uma sugestão do deputado federal José Reinaldo Tavares para criação de uma comissão mista (Câmara Federal e Senado) para tratar exclusivamente desse projeto aeroespacial.

Michel Temer conheceu o centro de comando e controle da unidade, essenciais para a operação do Programa Espacial Brasileiro. Foi a primeira vez do presidente em Alcântara.

Além disso, o presidente ainda passou pela torre móvel de integração de onde são lançados os foguetes brasileiros. O próximo a ser enviado ao espaço é o veículo lançador de microssatélites, em 2019.

Segundo Zé Reinaldo, a visita foi importantíssima porque ele acatou sugestões da Aeronáutica para reformular todo o Programa Espacial Brasileiro, o mais importante programa para qualquer país, principalmente um continental como Brasil.

“O presidente ainda acatou uma sugestão minha. O programa está diluído em varias comissões temáticas na Câmara dos Deputados deixando assim de ser prioridade. Sugeri que fizesse uma Comissão Mista (Senado e Câmara) para tratar exclusivamente do tema, isso daria um impulso gigantesco dentro da Casa além de facilitar recursos orçamentários. Isso irá constar no Projeto de Lei que ele irá mandar para a Câmara”, disse Tavares, que preside a Frente Parlamentar Para a Modernização do Centro de Lançamento de Alcântara.

Ainda de acordo com o parlamentar, que participou do evento com os deputados federais Pedro Fernandes e Junior Marreca, a viagem foi muito proveitosa para o estado do Maranhão que precisa de empregos e inserção no processo de desenvolvimento nacional.

Fizeram parte da delegação que acompanhou o presidente os ministros da Defesa, Raul Jungmann; do Planejamento, Gestão e Desenvolvimento, Dyogo Oliveira; das Relações Exteriores, Aloysio Nunes; do Meio Ambiente, Sarney Filho; da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy; do Gabinete de Segurança Institcional, Sérgio Etchegoyen; a advogada-geral da União, Grace Mendonça; e os deputados federais José Reinaldo e Pedro Fernandes.

CLA – O Centro de Lançamento de Alcântara é considerado um dos mais bem localizados do mundo para o lançamento de foguetes e satélites, devido a sua posição geográfica, próximo à Linha do Equador. Em 34 anos de operação, o CLA já realizou o lançamento de mais de 470 foguetes nacionais e internacionais.

(Fotos da Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui