Políticos maranhenses criticam pose de Jair Bolsonaro com um “CPF Cancelado”

0
536

Registro foi feito durante a visita à cidade de Manaus 

AQUILES EMIR

A foto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nos studios da TV A Crítica, de Manaus (AM), ao lado do apresentador do programa Alerta Especial (transmitido em rede nacional pelz Redd TV!), Sikêra Junior, expondo a mensagem “CPF Cancelado” repercutiu negativamente junto a alguns políticos maranhenses. O deputado federal Bira do Pindaré (PSB) e o secretário estadual da Saúde, Carlos Lula (PCdoB), que preside o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), foram os mais contundentes.

Até às 15h deste domingo (25), segundo o portal Poder360, o assunto estava entre os tópicos mais comentados do Twitter,  com 35,1 mil menções. Políticos de vários partidos de oposição, de diversos estados, criticaram a atitude do presidente.

A foto foi tirada depois da participação do presidente no programa. Ao longo da entrevista, o Bolsonaro fez comentários homofóbicos e xenofóbicos. 

“Esse queima ou não queima?”, disse sobre um assistente de produção do programa. A um homem com vestimenta japonesa, questionou: “Tá tudo pequenininho aí?”.

A expressão “CPF Cancelado” é muito usada no meio policial e por grupos marginais para mencionar a morte de alguém e virou bordão do programa de Sikêra, sempre que anuncia a morte de um criminoso. Na foto,  Bolsonaro e alguns ministros seguram um cartaz, em formato de um cartão de contribuinte expedido pela Receita Federal, com a expressão.

Para alguns políticos, o registro foi inadequado neste momento que o país tem mais de 300 mil mortos para a pandemia de covid-19, e alguns tentam associar a mensagem ao descaso do governo com o enfrentamento da covid-19.

O deputado Bira do Pindaré (PS) escreveu que “parace fake news, infelizmente não é. Em entrevista, #BolsonaroGenocida voltou a desrespeitar as famílias brasileiras que sofrem pela morte de familiares para a Covid.
CPF Cancelado’ é uma gíria usada por grupos de extermínio qnd alguém é assassinado p/ outro membro ou facção”.

Já Carlos Lula disse que “nos próximos dias o Brasil chegará à triste marca de 400 mil vidas perdidas pra COVID-19. No lugar de lamentar, nosso Presidente resolve fazer disso uma piadinha”.

Ainda de acordo com o secretário  “CPF cancelado é expressão que significa uma vida tirada. E lá está ele, sorrindo, como se motivo houvesse”.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação