Ponte construída pelo governo federal no sul do Maranhão vai impulsionar setor do agronegócio

21708

AQUILES EMIR

Uma ponte que está sendo construída pelo governo federal, no Sul maranhense, vai impulsionar o agronegócio na fronteira agrícola do Matopiba, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e vai facilitar a concretização de um antigo projeto rodoviário, o Anel da Soja, para integração de todos os municípios que se destacam na produção de grãos. A ponte, sobre o rio Parnaíba, vai ligar os municípios de Alto Parnaíba, no lado maranhense, e Santa Filomena, no piauiense.

A região Sul maranhense é onde se concentra boa parte da produção agrícola, principalmente os grãos de soja, arroz e milho, sendo responsável pelo aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o senador Rocha Rocha (PSDB), que se apresenta como um dos que mais se empenharam em Brasília (DF) pela sua execução, a ponte, que é um antigo sonho dos moradores de municípios tanto do Maranhão quanto do Piauí, se estendendo até a Bahia, segue em ritmo acelerado e diz que “essa obra federal é mais uma importante conquista junto ao governo Bolsonaro”.

Com essa ligação, o transporte de grãos do Sul do Piauí até o Porto do Itaqui vai se dar com mais velocidade e segurança, pois substitui as balsas por uma travessia em concreto armado.

O presidente da Federação da Agricultura (Faema) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), Raimundo Coelho, não esconde seu entusiasmo com a conclusão da obra.

“O aumento do escoamento da produção em função da ponte proporcionará mais investimentos no agronegócio da região, maior volume de transportes e demandas por mais estradas trafegáveis e que irá aumentar a pressão do setor produtivo para melhoria da MA-006 no trecho Alto Parnaíba a Balsas e também pela construção de trechos importantes do Anel da Soja que faz ligação das principais áreas produtoras de soja dos Gerais de Balsas”, pontua.

Ainda de acordo com Raimundo Coelho, a ponte é de grande importância para diminuir as dificuldades do agronegócio da Região Matopiba, “visto que a produção do Sul do Piauí e da Bahia e mais parte do Estado do Tocantins para atravessar para o Estado do Maranhão rumo ao Porto do Itaqui, utiliza Balsas que são lentas e atravessam volume reduzido de carga. A ponte vai agilizar a travessia e aumentar o volume de grãos dos três estados citados com destino ao Porto do Itaqui”.

Apesar de sua importância, a obra ainda é pouco conhecida dos maranhenses, haja vista a falta de uma maior publicidade sobre ela.

Numa postagem em sua conta no Twitter, o senador Roberto Rocha, destaca o valor que terá para o fortalecimento da economia, dependente em grande parte do setor rural.

“Alto Parnaíba é onde nasce o rio Parnaíba e onde vai nascer também a Hidrovia Parnaíba/Itapecuru. Obrigado, presidente Bolsonaro!! Obrigado, ministro Tarcízio!! Primeiro a gente faz; Depois a gente fala!!”, disse ele mencionando os responsáveis pela execução, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

3 COMENTÁRIOS

  1. Seria uma ótima construção também da ponte sobre o rio Mearim ligando a região de Pinheiro a Br 135, dando acesso bem mais rápido ao São Luís, Barreirinhas e etc…

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui