Por cinco votos a dois, Tribunal Regional Eleitoral do Paraná vota contra pedido de cassação do senador Sergio Moro

0

Resultado pode ser questionado no TSE

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-MA) decidiu contra o pedido de cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). O julgamento foi encerrado na noite desta terça-feira (09), na capital paranaense, Curitiba.

Foram analisadas pela Corte duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que pedem a cassação do mandato de Sergio Moro.

O parlamentar e os dois suplentes, Luis Felipe Cunha e Ricardo Augusto Guerra, respondem por abuso de poder econômico na pré-campanha de 2022. O senador foi eleito com 1,9 milhão de votos.

Em pronunciamento no Senado Federal, em Brasília, após o resultado do julgamento no TRE-PR, Moro disse que a Corte preservou a “soberania popular” e “honrou os votos de quase 2 milhões de paranaenses”.

“O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, em julgamento técnico e impecável, rejeitou as ações que buscavam a cassação do mandato de senador que me foi concedido pela população paranaense. Na data de hoje, o tribunal representa um farol para a independência da magistratura frente ao poder político”, disse.

Os denunciantes e a Procuradoria Regional Eleitoral podem recorrer da decisão no próprio TRE e ainda no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até uma decisão final, Moro segue no cargo.

(Com informações do G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui