Por meio de carta lida pelo seu advogado, Lula diz que não aceita ir para o regime semiaberto

599

AQUILES EMIR

Em carta “ao povo brasileiro”, lida na tarde desta segunda-feira (30), pelo seu advogado Crisiano Zanim Martins, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que que não irá trocar sua dignidade por sua liberdade. “Quero que saibam que não aceito barganhar meus direitos e minha liberdade”, anunciou o ex-presidente, que a partir desta terça-feira (1º de outubro) tem direito de ir para o semiaberto.

Cirstiano Zanim disse aos jornalista que “o ex-presidente Lula não reconhece a legitimidade do processo [do tríplex do Guarujá]”.

Por outro lado, a juíza federal Carolina Lebbos, que é responsável pela execução penal de Lula, pediu à Polícia Federal um histórico sobre a conduta do ex-presidente na prisão, bem como solicitou que sua defesa se pronuncie sobre a progressão do regime da pena, mas o advogado informou que que ainda não foi notificado desta decisão. Segundo ele, qualquer manifestação da defesa levará em conta a vontade de Lula.

“Lula não aceita condição à sua liberdade”, disse o advogado, que explicou ainda que isso não significa que Lula descumprirá decisões judiciais, ou seja, caso seja determinada sua soltura poderá sair da Carceragem da Polícia Federal, em Curitiba (PR), onde cumpre pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Ainda de acordo com o o advogado, “o Estado não pode impor a qualquer cidadão o cumprimento de uma condição”.

Eis a carta do ex-presidente:

(Com informações do UOL e do PT)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui