Porto de Ponta da Madeira tem melhor desempenho ambiental do Brasil, segundo Antaq

0
342
default

Reconhecimento entre terminais privados foi concedido pela Antaq ao porto localizado em São Luís

O Terminal Marítimo da Ponta da Madeira, localizado em São Luís e administrado pela Vale, ficou em primeiro lugar no ranking do “Maior Índice de Desempenho Ambiental – IDA do Prêmio Antaq 2021. A premiação concedida pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), nessa quinta-feira (14), em Brasília. Esta é a segunda vez nos últimos três anos que o TMPM conquista a primeira colocação do Prêmio da Antaq entre todos os terminais privados do país.

Este ano, o Terminal de Ponta da Madeira conquistou ainda o segundo lugar na categoria “conformidade regulatória”. O primeiro lugar ficou com o Terminal da Ilha Guaíba (TIG) também operado pela Vale, no estado do RJ. Já na categoria “conformidade regulatória”, modalidade “arrendamento”, o segundo lugar foi conquistado pelo Terminal de Cobre da Vale, localizado em São Luís.

O Índice de Desempenho Ambiental (IDA), implementado em 2012, é um número que mede o grau de atendimento às conformidades ambientais por parte dos portos públicos e privados do Brasil.Referência no setor, o IDA é composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais vigentes no país e boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações.

Para o gerente de Off-Shore Porto Norte, José Valentim, que participou da solenidade de premiação, a conquista faz parte das metas de desenvolvimento da empresa, com foco em responsabilidade social e ambiental.

“O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira está em constante crescimento, sempre adequado ao que propõem as diretrizes do IDA, que auxilia na orientação de políticas setoriais, identificando medidas de gestão eficaz.Para a Vale, o desenvolvimento sustentável e alcançado quando seus negócios geram valor para seus acionistas e demais partes informadas, apoiando o fortalecimento social, a manutenção e melhoria da saúde e segurança de seus trabalhadores e comunidades ”, destacou.

ISO 14001 – No mês de setembro, o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira conquistou uma certificação ISO 14001, além da Usina de Pelotização e do Terminal Ferroviário de Ponta da Madeira (TFPM). Trata-se de uma norma internacional que especifica os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental eficaz.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação