
CONVERSA FRANCA
Nova sede de UEB no Cajueiro
O TUP Porto São Luís entregou ao Governo do Estado a nova sede da escola UEB Manuela Varela, em evento realizado com presença do governador Carlos Brandão e do Secretário de Indústria e Comércio Júnior Marreca, além de autoridades.
Na parceria com o Governo do Estado, a empresa ficou responsável pela construção do prédio que substitui a antiga sede da escola, acrescida de uma nova área para o funcionamento da Educação Infantil (Creche), tudo no padrão e mobiliário oficial do FNDE.
A empresa fez ainda a doação de dezesseis aparelhos de ar-condicionado para a climatização de todas as salas; dois bebedouros, uma cozinha equipada com fogão industrial, coifa e freezer; além de uma subestação própria de energia elétrica trifásica de 75Kv.
Participaram do evento lideranças comunitárias do Cajueiro e região; professoras, pais e alunos e outros.
Guilherme Penin, CEO do Porto São Luís, ressaltou a valorização da comunidade, nesse exemplo de parceria entre a empresa e o Governo do Estado.
COLUNA GIRO ENCONÔMICO
Governador Helder Barbalho, do Pará, pede ao presidente Lula para construção do trecho da Ferrovia Norte-Sul, de Açailândia e Vila do Conde, um dos três ramais autorizados no Maranhão pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Os outros dois são Porto Franco-Balsas e Açailândia-Alcântara.
Confraternização na Alema
A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), afirmou que a primeira edição da Corrida da Alema, realizada domingo (16), foi uma “festa linda” e um momento de confraternização do povo do Maranhão. O evento, que contou com a participação de mais de 3 mil pessoas, abrindo a vasta programação alusiva aos 190 anos deste Poder. Também participaram os deputados Neto Evangelista (União), Davi Brandão (PSB), Antônio Pereira (PSB), Catulé Júnior (PP), Júlio Mendonça (PCdoB) e Daniella (PSB).
PENSANDO BEM…

Doação de computadores
São José de Ribamar ganhou, na última semana, um novo laboratório de informática com vinte computadores do programa ‘Computadores para Inclusão’ para a oferta de cursos e treinamentos, entregues pelo deputado federal licenciado e ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
A entrega foi feita na inauguração do Complexo Educacional Curiar Bilíngue – Nova Terra, primeira escola bilíngue do município localizado na região metropolitana de São Luís, beneficiando mais de novecentos estudantes da unidade.
Nova estrutura do Senac
O diretor-geral do Departamento Nacional do Senac, Marcus Fernandes, conheceu sexta-feira da semana passada, o terreno em que o órgão construirá em São Luís um novo centro de capacitação de profissionais. Fica no bairro do São Cristóvão, e, segundo o diretor estadual, José Ahirton Lopes, vai atender jovens de mais de doze bairros no entorno da Cidade Operária. Fernandes visitou ainda as instalações da Rua do Passeio, bem como o Restaurante Escola, no Centro Histórico.

Postos dos Correios
Os Correios abriram editais para a instalação de Pontos de Coleta em estabelecimentos comerciais de mais de 200 municípios, em 24 estados.
A parceria é uma oportunidade para lojistas ampliarem seus serviços, oferecendo um canal prático para o envio e retirada de encomendas com destino nacional, além da opção de retirada via Clique Retire.
Em São Luís, já existem três unidades deste canal de atendimento, localizadas no Posto Valen (Vila Maranhão), Posto Roma (Vila Maranhão) e Posto Roma (Maracanã).
Ferrovia para o Pará
Na solenidade em que foram anunciados novos investimentos da vale para exploração do minério de Carajás, na última sexta-feira (14), o governador do Pará, Helder Barbalho, pediu a colaboração ao presidente Lula para tirar do papel uma promessa sua de concluir o trecho da Ferrovia Norte-Sul que liga Açailândia, no Maranhão, a Vila do Conde, no Pará.
“Vai ser um legado importante para a economia do Pará e do país”, disse, sem mencionar que a autorização para sua construção foi dada no governo passado.
Como está a construção desse Porto? Já começou?