Estado é o nono maior produtor de camarão do país
As potencialidades da carcinicultura maranhense e as medidas do Governo do Maranhão para impulsionar o setor foram algumas das ações destacadas pela comitiva maranhense durante a XIX Feira Nacional do Camarão (Fenacam). O evento, que ocorreu no Centro de Convenções de Natal, na capital do Rio Grande do Norte (RN), no período de 14 a 17 de novembro, contou com espaços para a realização de negócios e networking e a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima) esteve presente.
Durante o evento, a Sagrima, em parceria com a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepa), esteve compartilhando informações sobre o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Carcinicultura do Estado do Maranhão (Podescar I), que foi instituído em outubro pelo governador Carlos Brandão. O objetivo foi mostrar as potencialidades do estado no cultivo de camarão, a fim de atrair investimentos para o setor.
Para o secretário da Sagrima, Diego Rolim, a participação na feira contribuiu para dar mais visibilidade à carcinicultura maranhense.
“O nosso estado é o 9º maior produtor de camarão do país. Atento a esse cenário, nosso governador Carlos Brandão vem instituído ações e medidas para potencializar essa cadeia produtiva. Por isso, destacar todo esse trabalho durante a Fenacam é um caminho para evidenciar o potencial produtivo do Maranhão para todo o país”, explicou.
O engenheiro de pesca da secretaria, José de Ribamar Pereira, detalhou as ações desenvolvidas ao longo da feira. “No nosso stand, os técnicos da Sagrima e da Sepa estiveram disponíveis para informar investidores e o público em geral sobre o panorama da carcinicultura maranhense, além de divulgar e explicar as características e benefícios do Podescar I”, contou.
Ao longo do evento, o stand do Governo do Maranhão recebeu a visita da secretária Nacional da Pesca e Aquicultura, Tereza Nelma, que conheceu mais sobre a aquicultura maranhense e os programas desenvolvidos pelo Estado. Além dela, o professor Dárlio Teixeira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, também esteve no stand para dialogar sobre a produção de algas, bem como empresários do setor da carcinicultura interessados em apoiar pequenos produtores com oferta de insumos e tecnologia.
Fenacam – A Feira Nacional do Camarão (Fenacam) é realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), com objetivo de promover a cadeia produtiva do camarão e da aquicultura brasileira e latino-americana, destacando inovações tecnológicas, empresariais, mercadológicas, entre outros.
A 19º edição do evento contou com mais de 120 empresas expositoras, nacionais e internacionais, além de ter recebido mais de 5 mil visitantes durante todo o evento. A programação foi composta por palestras, exibições de equipamentos, produtos e serviços, além de atividades técnicas, científicas, comerciais e gastronômicas.