27.1 C
Sao Luis, BR
quinta-feira, 23 setembro, 2021, 5:00
Home Maranhão Praça Mestre Antônio Vieira é inaugurada no Monte Castelo onde antes havia...

Praça Mestre Antônio Vieira é inaugurada no Monte Castelo onde antes havia um prédio abandonado

0
159

Praça foi construída na área que antes era abandonada e representava risco à população

Uma praça equipada, moderna e que agrega equipamentos de arte, lazer, cultura, esporte e convivência, melhorando o cenário e enriquecendo o histórico bairro Monte Castelo. Neste sábado (31), o governador Flávio Dino inaugurou a Praça Mestre Antônio Vieira, construída na área que antes era abandonada e representava risco à população. Com elementos de paisagismo, arquitetura e culturais, a praça será o novo ponto de interação dos moradores do bairro e capital, sendo novo cartão-postal do Monte Castelo.“Esses investimentos em obras são importantes para que tenhamos uma cidade mais digna e acessível, em que as pessoas tenham acesso a direitos como esporte, cultura, lazer e convivência comunitária. É uma política permanente do nosso Governo, em todas as regiões do Maranhão e já inauguramos mais de 300 equipamentos destes, entre praças, parques, quadras esportivas. Aqui, onde antes era uma área degradada, estamos entregando a praça a toda população deste bairro tão tradicional”, pontuou o governador Flávio Dino.

O governador destacou ainda a Estação do Choro e outras obras que estão em execução na capital. “Entre os equipamentos disponíveis nesta grandiosa praça, temos a Estação do Choro, espaço da praça dedicado à música e que homenageia à trajetória profissional e carreira artística vitoriosa do mestre Antônio Vieira. Fizemos grande intervenção no Anil para melhorar o trânsito, entregamos cartões do Minha Casa Melhor, vamos iniciar a pavimentação da Estrada da Vitória, construir uma saída alternativa na Ivar Saldanha, obras de drenagem, intervenções na Praia Grande”, frisou.

Apresentação do grupo Tira-Teima (Foto: Karlos Geromy)
Apresentação do grupo Tira-Teima (Foto: Karlos Geromy)

Flávio Dino acrescentou que, “mediante estas ações, estamos gerando empregos, sendo que, cada obra dessas envolve centenas de trabalhadores e estimulando o setor da construção civil, um dos objetivos dessa política dos investimentos em obras. Sabemos a dimensão da crise econômica e as obras públicas são um vetor de importante na geração de trabalho e renda para nossa população”.

A área de 3.743 metros quadrados recebeu uma praça moderna com mobiliário urbano, playground, caramanchões de lazer com jogos de tabuleiro, sistema de iluminação em led, pontos de acesso à internet, paisagismo com grama e plantas ornamentais. Além disso, o local conta com um mural de grafiteiros maranhenses. A Estação do Choro, um espaço especial na praça dedicado ao chorinho, conta com painéis que expõem a história desse ritmo musical e área para apresentações dos artistas. Na entrega do espaço, o palco foi inaugurado pelo grupo Tira-Teima.

“É um espaço transformado em uma área de integração para o bairro Monte Castelo e toda a São Luís. Um monumento à cultura maranhense. São três obras importantes com a praça, espaços para apresentações artísticos-culturais e a Estação do Choro. Aqui era uma oficina dos bondes de São Luís e o Monte Castelo, o celeiro do choro. Aqui vão funcionar várias oficinas musicais, culturais e atende também uma reivindicação do Clube do Choro no Maranhão. É uma obra muito bonita e muito integrada, com paisagismo, lazer, esporte e tudo mais”, enfatizou o secretária de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Márcio Jerry.

Praça foi construída em terreno em desuso do bairro Monte Castelo (Foto: Karlos Geromy)

Construída em homenagem ao músico e poeta maranhense falecido em 2009, a Praça Antônio Vieira foi erguida onde antes havia um terreno abandonado e que, por anos, era usado como depósito de lixo. “Antes, aqui era um ponto de drogas, assaltos e até mortes. Obrigada, governador, por tudo. Nossa comunidade agradece e vocês estão de parabéns”, disse a representante da comunidade do Monte Castelo, Vera Lúcia Lindoso.

Apresentações musicais foram preparadas para homenagear a obra de Antônio Vieira, artista que nasceu em São Luís, em 1920, e teve mais de 60 anos de carreira. Seu primeiro sucesso foi a música Mulata Bonita, mas ele só teve seu talento reconhecido nacionalmente aos 77 anos, quando a também maranhense Rita Benneditto, em 1997, gravou as músicas Tem Quem Queira e Cocada.

Presentes ao evento, a coordenadora do programa Minha Casa Melhor da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Cricielle Muniz; o presidente da Agência Estadual Metropolitana (AGEM), Lívio Correa; o deputado federal Pedro Lucas Fernandes; lideranças e moradores do bairro.

Obras e cidadania

Entrega simbólica de cartões do programa Minha Casa Melhor (Foto: Karlos Geromy)

Na solenidade de inauguração da Praça Mestre Antônio Vieira, o governador Flávio Dino assinou ordem de serviço da AGEM, realizou entrega simbólica de cartões do programa Minha Casa Melhor. Entre as obras a serem realizadas pela AGEM estão a pavimentação e drenagem da Estrada da Vitória; ordem de serviço para construção do Residencial Monte Castelo; requalificação de espaço público localizado na Praia Grande, em São Luís; execução de obra de pavimentação da estrada da Vitória, no bairro Apeadouro; recuperação de sistema de drenagem na altura da estrada do Horto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); e interligação de vias no bairro Ivar Saldanha.

Os cartões do programa Minha Casa Melhor contemplaram moradores de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Três sorteados receberam os cartões das mãos do governador. Totalizam 19 sorteios do programa, somando 35.100 famílias beneficiadas com o valor de R$ 600. O recurso é utilizado para compra de móveis, eletrodomésticos, artigos para o lar e gás de cozinha. Até o final do programa, em 28 de agosto, serão 45.600 famílias beneficiadas, abrangendo os 217 municípios maranhenses, com um total de R$ 30 milhões em investimentos.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação